A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na manhã de ontem, que a gestante de 26 semanas, internada na Santa Casa de Dracena está realmente com a gripe ‘A’. Por ela residir em Panorama é o primeiro caso positivo da doença registrado no município, também o primeiro caso positivo do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE XXII) de Presidente Venceslau, o qual congrega os municípios da Nova Alta Paulista.

Segundo informou o médico Flávio José Borotti, um dos responsáveis pelo acompanhamento da paciente, o estado de saúde dela continua grave. “Por estar grávida, ela pertence ao grupo de risco. Está internada na UTI e recebe ventilação mecânica, o quadro é estável”, explicou Borotti. A gestante está internada desde a última quinta-feira, do mês de julho, na Santa Casa.

O secretário de Saúde, César Muniz comentou que a confirmação do caso, não muda a situação atual de Dracena com relação à doença. “A paciente está sendo tratada aqui, porém ela não foi contaminada no nosso município, ela veio de Panorama com os sintomas”.

Segundo ele, é importante que população não entre em pânico, apenas fique atenta aos sintomas e aos cuidados de higienização, entre eles, sempre lavar as mãos e não ficar em ambientes fechados. Em casos de apresentar os sintomas como febre; calafrios; suor excessivo; tosse seca; dores musculares e articulares; fadiga; mal-estar; dor de cabeça; nariz obstruído; irritação na garganta deve procurar pelos postos de saúde.

Muniz informou que Dracena recebeu alguns exemplares do medicamento Tamiflu – utilizado no tratamento da doença, porém segundo ele, o remédio deve ser usado somente em casos justificados pelo médico.

A gestante de Panorama possui 26 anos e segundo informações de familiares dela, a mesma não teria viajado, além disso, ela atua no comércio daquela cidade às margens do Rio Paraná.

REGIÃO – A reportagem fez contato com o município de Panorama, porém não obteve informações precisas sobre como o setor de saúde da cidade vem se posicionando quanto ao ocorrido.