As vendas globais de telefones celulares cresceram 4,7% no segundo trimestre, em comparação com os primeiros três meses do ano. A informação é de um estudo realizado pela iSuppli, que aponta 265 milhões de unidades comercializadas no período, contra 253 milhões nos três meses anteriores.
Segundo os analistas do instituto, a maior parte do crescimento foi gerada por duas regiões emergentes: a América Latina e o Oriente Médio. Campanhas de marketing agressivas também impulsionaram os negócios nos Estados Unidos, onde as vendas cresceram 8%.
O número é expressivo porque é o primeiro crescimento desde o terceiro trimestre de 2008, quando a crise econômica global começou a impactar os negócios do setor. Nos próximos três meses, a expectativa do instituto é que o mercado cresça 6%, totalizando 280,9 milhões de unidades. No último trimestre do ano, o aumento deve chegar a 8,3%, com 304,2 milhões de aparelhos vendidos.
Com isso, o volume de vendas no ano deve somar 1,1 bilhão de unidades, 9,9% de retração em comparação com os 1,23 bilhão de celulares vendidos em 2008.
De acordo com o estudo, a divisão do mercado permanece com poucas alterações, com a Nokia na liderança, seguida pela Samsung, LG, Motorola e Sony Ericsson.