No último sábado e domingo, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Vigilância Epidemiológica realizaram a campanha de vacinação contra raiva para cachorros e gatos, que contou com a colaboração da Escola Técnica Estadual Carmelina Barbosa (Colégio Agrícola). Ao todo, foram vacinados um total de 4.715 animais, sendo 3.748 cachorros e 965 gatos.
O diretor e veterinário do CCZ, Hugo Vagner Ulbano Bachega informou que os números são referentes à vacinação feita na cidade e nos distritos de Jamaica, Jaciporã e bairro Iandara. Ele disse que ainda faltam os animais da zona rural, que começarão a ser vacinados na terça-feira (8) pelas equipes.
O CCZ também trabalha na coleta de amostras de sangue em gatos e cachorros para analisar a eficácia da vacina contra raiva. A pesquisa é feita em parceria com o Instituto Biológico de Presidente Prudente.
De acordo com Hugo, esta pesquisa é efetuada em locais onde há maior incidência de morcegos com raiva, e em Dracena, foi solicitada devido à preocupação com os morcegos capturados que têm apresentado resultado positivo para raiva, sendo três no ano passado e mais três este ano. Em 2001, o município registrou a morte de uma mulher causada por raiva.
SERVIÇO: A vacinação continua no CCZ, os proprietários podem levar os animais para vacinar no período das 8 às 17h. Pessoas que tiverem mais de dez felinos podem agendar a aplicação da vacina na residência, pelo telefone 3822-7570.