O presidente da companhia aérea TAM, David Barioni Neto, disse nesta quarta-feira (9) que o mercado aéreo no Brasil vai dobrar até 2014, ano da Copa do Mundo de futebol no Brasil.

Segundo o executivo, serão 120 milhões de passageiros no país nesse ano. “Mas nos 45 dias da Copa o tráfego vai subir muito, vai ser equivalente ao tráfego esperado para 2020”.

O executivo diz que o preço das passagens no Brasil já vem caindo, mas que, para que caia ainda mais, é necessário aumentar a oferta e demanda. “Só 8% da população brasileira voa. Na Argentina, esse número chega a 35%”, diz ele.

Para Barioni, porém, o país precisa de infraestrutura, como mais pistas de pouso e decolagem e aeroportos. “Sem mais aeroportos, não conseguimos embarcar mais passageiros.”

Ele diz que o mercado doméstico de aviação no Brasil cresce a uma taxa de entre 7% e 10% ao ano.

Barioni disse, porém, que neste ano não há previsão de admissão de novos pilotos na TAM. “Estamos com a frota completa”, disse ele.

Voos internacionais

O executivo da TAM falou ainda sobre os descontos autorizados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para os preços de voos internacionais.

Essas passagens tinham antes um piso, preço abaixo do qual não podiam ser vendidas no Brasil, que foi sendo reduzido aos poucos. A política servia como uma espécie de proteção às empresas nacionais contra a competição das aéreas estrangeiras.

“A desvantagem para nós é que temos essa carga tributária imposta pelo país e fica difícil concorrer com empresas estrangeiras que pagam menos impostos”, diz Barioni. Ele citou que empresas dos EUA pagam até 7 pontos percentuais menos de impostos que empresas do Brasil, enquanto para empresas do Chile essa diferença chega a 17 pontos percentuais.

De acordo com o executivo, os descontos autorizados pela Anac já fizeram com que algumas rotas não fossem consideradas atraentes pela TAM. “Já cancelamos alguns vôos diurnos de Miami e outros para Europa e África”, disse ele.

Estratégia

Respondendo à pergunta de um leitor que queria saber se a TAM vai reduzir serviços de bordo ou cobrar por eles, como fazem outras aéras, Barioni disse que não. “Nós respeitamos essa estratégia, mas não é a nossa estratégia”, afirmou ele.

De acordo com o executivo, a TAM aposta em outras fontes de receita, como a agência de viagens da marca e o programa Multifidelidade. “As aéreas procuram atividades adjacentes”, diz ele. “Essas atividades já são uma fonte relevante de receitas.”

Segundo Barioni, o programa Multifidelidade permite usar e acumular pontos em vários parceiros da TAM, como Wal-Mart e Americanas.com. “Quando se pega todas as atividades de uma pessoa, essa gama de consumo pode gerar pontos” que podem ser trocados por eletrônicos e computadores, por exemplo, diz o executivo.