Com a crise econômica, os consumidores passaram a querer em casa o que tinham fora dela (e gastavam muito dinheiro com isso). Seguindo este conceito e a popularização de cinemas 3D, não é de se admirar que uma TV com proporção de cinema e imagens em três dimensões seja apresentada na maior feira de eletrônicos de consumo -A IFA (Internationale Funkausstellung) que começa nesta sexta (4) e vai até dia 9, em Berlim, Alemanha.
Ainda um protótipo, a TV Cinema 21:9 3D é uma das atrações da Philips na feira. Além de contar com o formato que segue a proporção dos filmes, ela é capaz de exibir imagens em 3D. É necessário usar óculos especiais, como na maioria dos cinemas com a tecnologia.
O aparelho é um avanço em um dos principais modelos lançados pela marca em 2009, a Cinema 21:9. Já “à venda na Europa por 3.999 euros e com previsão de chegada no Brasil em 2010, a TV de 56” full HD elimina as barras pretas comuns em filmes vistos no formato 16:9 e garante 30% a mais de imagem.
Conta ainda com as novas tecnologias da Philips chamadas Ambilight e Perfect Pixel HD Engine. Na primeira, uma luz é projetada da parte traseira do aparelho pela parede e se ajusta automaticamente às cores e brilho do que está passando na tela.
A ideia é aumentar a sensação de imersão na cena. A técnica do Perfect Pixel permite imagens mais claras e nítidas. Cada pixel é tratado separadamente para ter brilho e cor próximos do real, o que também ajuda a melhorar o contraste.
Mais duas inovações melhoram a qualidade de imagem, o principal quesito exigido pelos consumidores, segundo Danny Tack, diretor de marketing técnico da Philips. O Perfect Natural Motion corrige saltos e borrões em imagens em movimento e o 200Hz Clear LCD proporciona maior nitidez em imagens dinâmicas ao ter tempo de resposta de 1 milisegundo. O televisor pode ainda vir com o sistema NET TV, com acesso à internet por Wi-Fi ou cabo.
O modelo ganhou o premio de inovação em home theater em 2008/2009 da European Imaging & Sound Association (EISA). Carousel, seu comercial, venceu o prêmio do Festival de Publicidade de Cannes. E, devido a seu sucesso, o rapper 50 Cent usou o personagem principal da propaganda em seu novo clipe “OK You Are Right”.