Há algum tempo, empresários dracenenses trabalham na instalação de uma cooperativa de crédito no município, que está próxima de ser inaugurada. Na quarta-feira à noite, na sede da Loja Maçônica Patriarca da Independência, os associados da unidade de Dracena da cooperativa participaram de palestra com o superintendente de desenvolvimento da Central-SP do Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo), Francisco Tavares.
Ele falou sobre o tema “Cooperativa de Crédito: alternativa de organização econômica e financeira da sociedade”, citando a importância do sistema de cooperativa, em que pessoas se reúnem para montar um negócio, possibilitando a administração de recursos financeiros e prestação de serviços, entre eles, consórcios, pagamentos, investimentos, cobranças, seguros, crédito, câmbio, internet bank, caixas eletrônicos, conta corrente, cartões de crédito, previdência, enfim todos os produtos e serviços fornecidos pelos demais bancos do sistema financeiro.
Tavares explicou que o objetivo da cooperativa de crédito é agregar renda ao associado, visto que pratica taxas de juros, preços de produtos e tarifas sobre os serviços significativamente inferiores aos cobrados ou realizados pelos bancos. Outro diferencial segundo ele, é o fato de que o associado é dono do negócio e toda a operação que ele realizar com a cooperativa reverterá em resultado para a própria cooperativa, gerando inclusive sobras que poderão ser distribuídas aos associados.
Tavares informou que a característica principal da Cooperativa Nova Alta Paulista que compreende de Osvaldo Cruz a Panorama, totalizando 23 municípios e cuja unidade sede será em Dracena, será de Livre Admissão, ou seja, todas as pessoas físicas e jurídicas independente do ramo de sua atividade poderão se associar.
Claudionor Moura, superintendente de supervisão da Central-SP do Sicredi e Cássia Capriolli, gerente regional de desenvolvimento também vieram à cidade para a palestra.
O presidente da cooperativa local, Douglas Manfré destacou que a formação da unidade é interessante para as empresas da cidade que investem na região por oferecer igualdade de condições e permitir que a própria comunidade possa gerenciar suas riquezas.
CONHEÇA O SICREDI – O Sistema de Crédito Cooperativo – Sicredi opera com 130 cooperativas de crédito e mais de 1.076 pontos de atendimento em dez estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Rondônia, Goiás e São Paulo). A organização em sistema, com cinco Cooperativas Centrais, Sicredi Participações, Banco Cooperativo e empresas controladas (Administradora de Cartões, Administradora de Consórcios e Corretora de Seguros), com atuação de forma integrada, proporciona ganhos de escala, fortalecimento da marca e maior competitividade. Hoje, o Sicredi possui no Brasil mais de um milhão e quinhentos mil associados.
Com origem essencialmente no setor primário, atua nos centros urbanos, por intermédio das cooperativas de livre admissão e/ou por meio de cooperativas de crédito segmentadas, que são aquelas ligadas a categorias profissionais ou segmentos econômicos específicos. Com o fortalecimento institucional e de outras instituições de mesma natureza, foi crescendo a abrangência de atuação do cooperativismo de crédito, com a significativa ampliação do volume de recursos administrados, o aumento do contingente de associados e a disponibilização de uma maior gama de produtos e serviços. Mais informações no site www.sicredi.com.br
OPORTUNIDADE – Os dirigentes do Sicredi da Nova Alta Paulista são pessoas respeitadas na comunidade e com forte representatividade, e aceitaram o desafio de fazer a gestão da cooperativa. A diretoria é composta por Douglas Manfré (presidente); Carlos H. Dos Santos (vice-presidente); Enivaldo Sartori, João Luiz Tanganini e Sílvio Renato Dias Ottoboni (conselho administrativo); José Otacílio da Silveira, Paulo Roberto Benez e Álvaro Grohmann Neto (suplentes); José Carlos Formágio, Aldo José Barbosa, Sílvio Aparecido Rodrigues, Clodoaldo Ivair da Silva, Jovison Sheishi Yoshimura e João Marcos Takayama (conselho fiscal), além de aproximadamente 200 associados fundadores que já aderiram ao negócio.
No próximo dia 10, às 18h, no salão nobre do Cesd também será apresentada a palestra “Cooperativa de Crédito: alternativa de organização econômica e financeira da sociedade”, com Francisco Tavares. O evento é aberto a população em geral. No dia 5 de outubro acontecerá a inauguração oficial do Sicredi Nova Alta Paulista.