Em sessão solene na quarta-feira à noite, com o plenário lotado, a Câmara Municipal de Dracena, instalou oficialmente o parlamento jovem e deu posse aos nove vereadores mirins, estudantes de escolas do município. O parlamento jovem não é remunerado e tem por objetivo transmitir lição de cidadania e democracia, envolvendo os estudantes na discussão de problemas sociais e elaboração de proposta em busca de solução.
Na cidade, o projeto é de autoria do vereador e presidente do Legislativo, Juliano Brito Bertolini, sendo votado e aprovado pelos demais vereadores.
Todos os parlamentares jovens apadrinhados pelos vereadores da atual legislatura receberam diplomas de posse e apresentaram na tribuna suas indicações ao prefeito Célio Rejani.
Compõem o parlamento jovem Ana Laura Moreira Alves; Francine Soares Pereira; Gabriela da Silva; Guilherme Augusto dos Santos Grande; Kátia Francisca de Souza; Silas Renato Santana da Silva; Talita Carolina de Souza Silva; Tamires de Paula Maia Ferreira e Vinícius Confortini de Lima.
As indicações apresentadas pelo parlamento jovem pediram a construção de um velório no Jardim Brasilândia, área de lazer com pista de skate, Telecentro Comunitário, campanha de conscientização de coleta de produtos recicláveis, denominação da rua dos Jacarandás, no Parque Dracena, com o nome de Alexandre Pitondo, esclarecimento sobre a ações de Dracena no projeto Município Verde, instalação de mais postos de recolhimentos de lixo reciclável e criação de guardas de trânsito mirins.
O prefeito Rejani afirmou que a posse dos vereadores mirins foi um ato bonito, pois é a juventude trabalhando e entusiasmando a comunidade que a política é saudável. Ele entende que o amadurecimento dos jovens e a preocupação com o bem social e comum da população é de suma importância para a cidade. “Parabenizamos toda a Câmara Municipal e ao professor e vereador Juliano Bertolini e aqueles que estiveram envolvidos, os pais e diretores de escolas que incentivam os jovens a participar da política”.
O prefeito informou que todos os pedidos apresentados pelos estudantes serão analisados e dentro das possibilidades alguns serão atendidos mais rapidamente e em seguida os demais.
A estudante da EE Isac Pereira Garcez, Gabriela da Silva, presidiu a sessão de posse do parlamento jovem. “Sinceramente não tenho palavras para explicar esse momento de ter participado desta sessão. Nunca me relacionei com a Câmara, valeu muito conhecer realmente o dia a dia da política e dos vereadores”.
Bertolini descreveu a sessão como um sonho realizado. “Houve uma participação muito envolvente dos estudantes e de 15 escolas do município, onde sete delas apresentaram projetos que foram desenvolvidos pelos estudantes em sala de aula, por meio de pesquisa e mostrando a necessidade de cada comunidade.
Todos os trabalhos apresentados pelos vereadores mirins serão despachados normalmente e encaminhados ao Poder Executivo.