A Seleção Brasileira de Futebol Sub-20 enfrenta hoje, às 15 horas, na cidade do Cairo, no Egito, a seleção de Gana na decisão do campeonato mundial da categoria buscando o quinto título mundial para o país.
Para chegar à decisão, o Brasil teve que superar duas grandes retrancas. Primeiro nas quartas de final, contra a Alemanha – vitória por 2 a 1. Depois, na semifinal, contra a Costa Rica – vitória por 1 a 0.
Para a decisão de hoje, contra Gana, a seleção espera uma partida diferente. Na avaliação dos jogadores, será um jogo aberto, condizente com as campanhas dos finalistas. Os africanos têm o melhor ataque do torneio, com 16 gols, seguidos por Brasil e Espanha, ambos com 14.
Para alguns jogadores, o Mundial Sub-20 do Egito é a segunda oportunidade de ser campeão mundial pelo Brasil. A primeira aconteceu há dois anos, no Mundial Sub-17, no Canadá. Mas o sonho ficou pelo caminho justamente contra Gana. O goleiro reserva Renan, os meias Giuliano e Alex Teixeira e o atacante Maicon estavam no elenco que foi derrotado por 1 a 0 nas oitavas de final, em 2007.
Apesar da derrota no último Mundial Sub-17, o retrospecto das finais entre as duas seleções é favorável ao Brasil. Em Mundiais Sub-20, esta será a segunda decisão. Na primeira, em 1993, o Brasil venceu por 2 a 1. Já na Sub-17 foram duas finais com uma vitória para cada lado – Gana levou em 1995 e o Brasil em 1997.
Os meias Giuliano, do Internacional, e Alex Teixeira, do Vasco, são os dois brasileiros candidatos à Bola de Ouro do Mundial Sub-20. A lista com dez nomes foi divulgada na quarta-feira pela Fifa e tem também dois jogadores de Gana, os atacantes Ransford Osei, um dos vice-artilheiros do torneio, com quatro gols, e Diminic Adiyiah, o principal artilheiro, com oito gols.
A votação será feita pelos jornalistas credenciados para o Mundial Sub-20 no máximo até o intervalo da decisão. O resultado do melhor jogador do torneio sai logo após a partida.