A Fifa divulgou nesta sexta-feira a lista de concorrentes ao prêmio de melhor jogador do ano, que será entregue no dia 21 de dezembro, em Zurique, na Suíça. Os brasileiros Kaká, Diego e Luís Fabiano estão entre os 23 pré-selecionados pela entidade.
Além dos brasileiros, integram a relação jogadores como Cristiano Ronaldo – vencedor em 2008 -, Lionel Messi, Thierry Henry e Fernando Torres. Também há espaço para os veteranos Gianluigi Buffon, Carles Puyol e Michael Ballack.
Na próxima fase do processo, os nomes dos candidatos serão submetidos a uma votação de treinadores e capitães de seleções nacionais. Uma nova lista, com os cinco melhores votados, será divulgada no início de dezembro, e estes jogadores participarão da cerimônia onde será anunciado o vencedor.
Processo semelhante acontecerá com a votação para melhor jogadora do mundo. A única diferença é o tamanho da lista de pré-candidatas: são apenas dez, incluindo as brasileiras Cristiane e Marta, que lideraram o Santos rumo à conquista da Libertadores feminina.
Marta, desde já apontada como uma das favoritas ao prêmio, pode conquistar a honraria pela quarta vez consecutiva. Ela já levou o troféu em 2006, 2007 e 2008, e pode se tornar a atleta com o maior número de prêmios individuais da Fifa caso vença novamente – ela está empatada com a alemã Birgit Prinz, que também concorrerá neste ano.