A Canonical liberou nesta quinta-feira (29) o download gratuito da versão final do Ubuntu 9.10 Desktop Edition. O software livre Ubuntu é considerado um dos mais amigáveis sistemas operacionais em Linux.

Uma das principais novidades é o serviço Ubuntu One, baseado em computação em nuvem (cloud computing), para que os usuários possam realizar backups, sincronização e compartilhamento de arquivos, com até 2 GB de espaço gratuito para todos os usuários do sistema. Há também planos pagos de cloud computing que vão até 50 GB.

Apesar da tendência deste tipo de estratégia tecnológica, Richard Stallman, fundador da Free Software Foundation e uma das principais lideranças do mundo do software livre, havia dito, em 2008, que “computação em nuvem é uma estupidez”.

A explicação: “Se você usa um programa proprietário ou um servidor externo, fica sem defesa. Você está entregue às mãos de quem desenvolveu esse software.”

Como o Ubuntu não é um software proprietário, provavelmente a declaração de Stallman seria amenizada neste caso.

Mais fácil

Esta nova versão do sistema operacional Ubuntu é anunciada como “a mais amigável e fácil de usar já lançada”.

Ela também traz diversas “melhorias significativas”, como menor tempo de boot –processo de carregar o sistema operacional–, sistema de som aprimorado e maior qualidade de conexão 3G –a terceira geração de tecnologia de telefonia móvel.

Ubuntu é uma palavra que vem da África do Sul e pode ser traduzida como “humanidade com os outros” ou “sou o que sou pelo que nós somos”.

De acordo com pesquisa da Linux Foundation, é a distribuição Linux mais utilizada nas empresas.

O download da nova versão pode ser feito em seu site em português.