A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Osvaldo Cruz confirmou nesta quinta-feira (29), mais três pacientes com vírus da gripe suína.
Desta vez, duas mulheres (uma com 26 e outra com 27 anos de idade) e um homem (com 16 anos) são as novas vítimas da doença.
Com isso são 15 os doentes com a gripe suína residentes em Osvaldo Cruz este ano, num total de 60 suspeitos. Um dos doentes foi diagnosticado em Osvaldo Cruz, mas mora em Parapuã, há também 18 pacientes que apresentaram resultados negativos para a gripe A e um outro aguarda resultado de exames.
A maioria dos pacientes da gripe suína em Osvaldo Cruz é composta por jovens. Do total de 15 casos apenas dois não estão na faixa etária de 16 a 29 anos. Há um paciente com 43 e outro com 52 anos. Dos jovens, seis são gestantes.
Novos pacientes
Os três novos pacientes da gripe suína em Osvaldo Cruz adquiriram a doença na própria cidade. O início dos sintomas foi em 30 de setembro e chegaram até 09 de outubro.
“Rapidamente socorremos todos, foram tratados com o kit recomendado pelo Ministério da Saúde, todos evoluíram bem e sem complicações mais graves”, disse a enfermeira Tânia Matsura ao divulgar que uma das contaminadas é gestante.
Há outras 20 pessoas que receberam o kit de medicamentos contra a gripe, mas não chegaram a se submeter a exames. São apenas pacientes de grupos de risco.