O mercado de celulares deve crescer no 4º trimestre, propelido pelas vendas natalinas, após um ano de queda, despertando temores de batalhas de preços.
O setor de telefonia móvel está encerrando o pior ano de sua história. A maior fabricante mundial de celulares, Nokia, previu no começo deste mês que o volume de vendas em 2009 ficaria 7% abaixo do de 2008, o que implica uma ligeira alta no quarto trimestre.
“O setor está a caminho da recuperação,” disse Neil Mawston, analista do grupo de pesquisa Strategy Analytics, prevendo que as vendas de celulares cresceriam 3%, em termos anualizados, no quarto trimestre.
A Strategy Analytics estimou que 291 milhões de celulares tenham sido vendidos no terceiro trimestre, 4% abaixo do total do período em 2008.
Em separado, a IDC estimou queda de 6% para o mercado ante o ano anterior, com 287 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre.
“No terceiro trimestre, vimos alguns canais promovendo aparelhos mais velhos a preços substancialmente mais baixos. Para muitos, isso bastou para estimular a demanda e levar os volumes a uma alta,” disse Ramon Llamas, analista da IDC.
A Nokia reduziu os preços dos celulares de toda a sua linha, na metade de outubro, e analistas disseram que os cortes trimestrais de preço se distribuíram de forma equitativa entre os modelos, com desconto médio de 5%.
“O Natal deve ser muito promocional – os cortes de preços no mercado do Reino Unido já são agressivos, especialmente entre os telefones com touchscreen com preço mais baixo,” disse Tero Kuittinen, analista da MKM Partners.
Kuittinen explicou que, com todos os fabricantes tentando empurrar seus novos modelos, o setor pode enfrentar excesso de oferta em 2010, como aconteceu em 2001, ainda que naquele ano a oferta excessiva tenha coincidido com uma queda no volume.