Na manhã de ontem, o prefeito Célio Rejani recebeu em seu gabinete a reportagem do Jornal Regional para falar sobre os dez primeiros meses de sua administração e o aniversário de um ano da vitória municipal.
O prefeito destacou que encontrou a Prefeitura caminhando, mas com algumas dificuldades.
Segundo Rejani, um dos maiores problemas encontrados por ele diz respeito à frota de veículos da Prefeitura, muito antiga e que precisa ser substituída, ação que vem sendo tomada na medida do possível. Outro ponto diz respeito ao prédio da Prefeitura, que apresentava alguns problemas estruturais que vem sendo resolvidos.
No setor administrativo o prefeito ressaltou que tudo estava caminhando de forma satisfatória necessitando apenas de alguns ajustes pare que o orçamento pudesse ser aproveitado de forma melhor.
Com relação ao apoio que vem recebendo da Câmara Municipal, Rejani ressaltou que tem um ótimo relacionamento com todos os vereadores.
REAJUSTE – Em relação ao aumento do salário dos servidores municipais que deverá ser definido nos próximos dias, Rejani afirmou quem vem tentando manter o seu compromisso de campanha, primeiro com a introdução do cartão alimentação, que trouxe benefícios à categoria. Com relação ao reajuste salarial, o prefeito pretende no mínimo repassar a inflação do período, que ficou em torno de 3%, o que, segundo ele, em um ano de grande crise financeira em todo o País já é uma grande conquista, coisa que muitos municípios não conseguirão fazer. Outro ponto destacado pelo prefeito é de que as finanças do município estão equilibradas, sem sobras, mas também sem déficit, e que a reserva proporcional para o 13º salário dos funcionários está mantida.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE – Um assunto muito delicado e que vem sendo abordado pela administração municipal é a questão de Usina de Reciclagem de Lixo. O prefeito destacou que a usina pertence a um consórcio formado pelas cidades de Dracena, Ouro Verde, Junqueirópolis e Tupi Paulista e que as duas últimas demonstraram o interesse de deixar o grupo. O prefeito frisou que existem investimentos necessários no aterro sanitário que vêm sendo discutidos.
Rejani comentou que a Prefeitura está partindo para outra mudança, está sendo proposto que o aterro, cuja área pertencia a Dracena, e depois passou ao consórcio, volte a ser administrada pelo município.
“A Prefeitura precisa melhorar o seu aterro sanitário, projeto para no máximo no início do próximo ano”. Além disso, o prefeito destacou a coleta seletiva, que terá um veículo apropriado para o trabalho, que deverá melhorar. Rejani comentou que a legislação ambiental do município está sendo revista.
Na área da Saúde, o prefeito afirmou que o Consórcio Intermunicipal da Saúda da Nova Alta Paulista (Cisnap) precisa passar por uma grande mudança. O órgão está sendo comandado atualmente pelos secretários da Saúde dos municípios que o compõe. Rejani espera que em breve essas mudanças entrem em funcionamento, principalmente depois da vinda do AME para a cidade.
RECAPEAMENTO – O prefeito afirmou estar ciente das reclamações da população com relação ao asfalto, mas Rejani destacou que quando assumiu o mandato, o asfalto já estava desgastado, e como este ano esta sendo um dos mais chuvosos, a situação fica ainda mais precária. O prefeito destacou ainda que a falta de verba para a recuperação vem atrapalhando muito, porém ele espera que até o final do ano, emendas dos parlamentares Reinaldo Alguz e Vinícius Camarinha sejam liberadas para a recuperação do asfalto na cidade. Com relação às pontes que foram destruídas pela chuva do começo do ano, o prefeito disse que estão quase todas recuperadas e que o trabalho só não foi concluído, por que a Defesa Civil estadual e federal não liberou a verba pedida pela Prefeitura, devido à urgência de liberação de verbas para cidades de outros estados que passam situação ainda mais complicada do que a de Dracena.
EDUCAÇÃO E CURSOS DO SENAI – O prefeito Rejani tem a informação de que o término das obras no prédio na Vila Barros que abrigará uma unidade do Senai e também a Secretaria da Educação deve ser concluído em breve. Segundo ele, a escola foi aprovada pelo conselho do Senai e no começo do próximo ano devem ser abertas as primeiras turmas para os cursos oferecidos pela entidade.
No prédio que abrigará a Secretaria da Educação, o prefeito afirmou que foram investidos mais R$150 mil na adequação do prédio, que terá total capacidade para receber a secretaria e que deverá ser inaugurado em pouco tempo.
Rejani espera aproveitar de forma positiva a abertura da ponte sobre o rio Paraná. Ele afirmou que em seu plano de governo já previa esse aproveitamento, mas que agora com a liberação do tráfego as coisas estão caminhando. Ainda destacou que o novo distrito industrial da cidade será utilizado para atrair empresas para ao município que poderão trazer muitos benefícios. O distrito já deveria estar pronto, mas a queda de arrecadação não permitiu. Isso deverá ocorrer em 2010. O prefeito falou que o setor de serviços da cidade está bem estruturado e deve crescer ainda mais. O prefeito afirmou ainda que a manutenção do Posto Fiscal na cidade também deverá trazer investimentos.
Ele disse o bom relacionamento com o vice Enivaldo Sartori e destacou que sua candidatura atraiu o apoio de várias correntes e jovens universitários.