Atualização por SMS e tradução das mensagens postadas no Twitter. Se depender de Jack Dorsey, criador e presidente do mais popular site de microblogging do mundo, essas serão as próximas novidades do serviço. Sem dar prazos, Dorsey anunciou as funcionalidades durante a segunda edição do Alliance of Youth Movements Summit, que acontece até sexta-feira (15), na Cidade do México.
Alguns sites já oferecem a possibilidade de o usuário enviar uma mensagem de texto pelo celular e tê-la publicada no Twitter. A novidade seria a incorporação da funcionalidade sem recorrer a intermediários. Além de favorecer a mobilidade, o novo recurso abre espaço para que o Twitter negocie participações nas tarifas cobradas pelas empresas operadoras de telefonia celular. No dia anterior, Dorsey encontrou-se com Carlos Slim, um dos homens mais ricos do mundo e proprietário de empresas de telecomunicações, entre elas a Telmex e as brasileiras Claro e Embratel.
“O Twitter nasceu com vocação para o SMS. Adotamos os 140 caracteres (limite máximo para mensagens publicadas no site) pois levamos em conta que o aparelho mais simples da Nokia à venda nos Estados Unidos aceita envio de mensagens de texto com limite semelhante de letras”, disse Dorsey.
Diante do crescimento do Twitter fora dos Estados Unidos -cerca de 60% do tráfego de mensagens vem de outros países-, Dorsey defendeu a incorporação de recursos de tradução para facilitar o que definiu como a “livre circulação de informações”.
Dorsey não informou se utilizaria a ferramenta de tradução do Google, que já oferece serviço semelhante para navegação na internet, ou se fará um desenvolvimento interno.
Outro recurso que o Twitter avalia é a divulgação da localização geográfica de quem publica uma mensagem. A funcionalidade ainda está em estudo, uma vez que não há ainda uma maneira de identificar automaticamente e com precisão a localização do usuário. Outro impeditivo é a simplicidade do cadastro do Twitter. “Pedimos apenas nome, e-mail e senha para as pessoas justamente para agilizar o acesso ao serviço. Por isso não temos estatísticas precisas e confiáveis sobre a localização de cada um dos nossos usuários”.
Para ele, a essência do Twitter está na oferta generosa de informação e na possibilidade de separar os assuntos por tags (etiquetas que associam um texto a determinado assunto). Por isso, ele garante que o importante é seguir ideias, e não só pessoas.