Lagarto Com Molho de Alcaparras

Ingredientes: Um quilo e meio de lagarto; 1 cebola cortada em rodelas finas; 2 colheres (sopa)de salsinha;1 colher (café) de molho tabasco; meia xícara (chá) de azeite de oliva; 1 colher (chá) de vinagre; 200 ml de vinho branco; 3 colheres (sopa) de alcaparras; 1 colher (sobremesa) de maisena; 500 ml de caldo de carne; 2 dentes de alho amassados; pimenta-do-reino e sal a gosto.

Preparo: Limpe a carne, amarre a peça com barbante para que mantenha o formato arredondado. Numa panela grande, aqueça o azeite, ponha o alho e deixe dourar. Em seguida, coloque a carne, deixando que doure por igual de todos os lados. Ponha o vinho e deixe evaporar; adicione o vinagre e o caldo de carne, abaixe o fogo e deixe cozinhar até que o caldo reduza pela metade. Retire a carne da panela, acomode-a em uma travessa, deixe esfriar e leve o freezer por cerca de 1 hora, para que fique firme o suficiente para ser cortado em fatias finas.

Molho: No caldo que foi cozido a carne, coloque a maisena diluída em um pouco de água e leve ao fogo. Acerte o sal e a pimenta-do-reino e deixe cozinhar durante aproximadamente cinco minutos mexendo sempre. Tempere o molho com tabasco, a salsinha e com as alcaparras e desligue o fogo. Coloque as fatias de carne em um refratário e regue com o molho. Sirva a seguir.

Bife Enrolado

Ingredientes: Um quilo de alcatra cortado em fatias; 100 gramas de bacon picado; 3 ovos cozidos cortados em quatro; 3 colheres (sopa) de salsinha picada; 1 dente de alho amassado; 2 colheres (sopa) de azeite; 2 pimentões sem sementes cortados em quatro; 200 ml de caldo de carne.

Preparo: Tempere os bifes com sal, pimenta e o alho amassado. Abra os bifes e coloque 1 ou 2 colheres (chá) de bacon picado, um pedaço de ovo, um pedaço de pimentão e 1 colher (chá) de salsinha picada. Enrole os bifes e amarre-os com barbante ou prenda-os com palitos. Aqueça o azeite numa frigideira grossa e frite os rolinhos até que dourem por igual. Acrescente o caldo de carne. Tampe a frigideira e cozinhe em fogo baixo durante uma hora e quinze minutos. Cuide para não queimar, se necessário acrescente mais caldo de carne, aos poucos. Ao final do cozimento, não deverá restar caldo.

Dica: Pode usar caldo de carnes em cubos diluídos em 200 ml de água, como pede a receita. O recheio também pode ser de azeitona, cenoura ou lingüiça.

Torta de Nozes e Mel
Ingredientes: Massa: 600 gramas de farinha de trigo; 300 gramas de manteiga; 250 gramas de açúcar; 4 gemas.

Recheio: 400 gramas de mel; 250 gramas de nozes e avelãs (pese as frutas descascadas); 100 gramas de manteiga; canela e açúcar de confeiteiro.

Preparo: Massa: faça um monte com a farinha, abra um buraco no centro e coloque aí a manteiga, o açúcar, as gemas e trabalhe tudo até obter uma massa lisa e homogênea. Abra a massa numa espessura fina e, com uma parte, forre o fundo e os lados de uma fôrma de aro removível, untada com manteiga. Sobre a camada da massa, espalhe regularmente as frutas secas.

Recheio: Numa panelinha, em fogo baixo misture o mel com a canela e a manteiga, indicada para o recheio. Deixe esfriar e despeje sobre as frutas secas, distribuindo bem para que fiquem cobertas por igual. Cubra com a massa restante, fechando bem as bordas. Leve ao forno preaquecido (180º) durante 1 hora. Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e polvilhe toda a superfície com açúcar de confeiteiro.

Bombons Especiais
Ingredientes: Um quilo de frutas secas (ameixas, peras, damascos, abacaxi, banana-passa etc); meio quilo de chocolate ao leite ralado.

Preparo: Corte as frutas em pedaços não muito pequenos; deixe os damascos e as ameixas inteiras. Derreta 2/3 do chocolate em banho-maria. Retire do fogo e junte o chocolate restante, mexendo bem. Segure cada pedaço de fruta e mergulhe a metade no chocolate, tendo o cuidado de retirar o excesso. Coloque em fôrmas forradas com papel-manteiga, deixando um espaço dentre elas. Leve a fôrma à geladeira até o chocolate secar. Arrume os bombons na embalagem para presente. Se quiser, mergulhe o pedaço inteiro no chocolate, neste caso aumente a quantidade de chocolate derretido.