Um estudo apresentado esta semana no encontro científico do American College of Chest Physicians indica que, durante o ciclo menstrual normal, mulheres com asma que não tomam anticoncepcional oral apresentam mais sinais de inflamação nas vias aéreas do que aquelas que tomam a pílula. Realizado por cientistas canadenses, o estudo avaliou 17 mulheres asmáticas durante seus ciclos menstruais, encontrando evidências de que diferenças nos níveis de óxido nítrico exalado – marcador de inflamação associado à doença – podem explicar os benefícios da pílula para mulheres asmáticas.

De acordo com os autores, as mulheres que não usavam anticoncepcionais orais apresentavam maiores médias de óxido nítrico exalado do que aquelas que tomavam a pílula. E esse efeito poderia indicar maior inflamação e estreitamento das vias aéreas – fatores relacionados com a piora dos sintomas respiratórios. Além disso, entre as mulheres que não usavam o método contraceptivo, um aumento nos níveis de estrógeno estaria associado com uma redução do óxido nítrico exalado, e um aumento na progesterona estaria ligado ao aumento desse marcador.

Baseados nos resultados, os pesquisadores especulam que os anticoncepcionais orais podem ter um papel potencial no controle da asma em mulheres na pré-menopausa.