O shopping SP Market, na zona sul de São Paulo, cujo teto desabou na semana passada ferindo ao menos oito pessoas, pode ser reaberto nesta quarta-feira (25). Uma vistoria será feita agora pela manhã por agentes do Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis), integrantes do Corpo de Bombeiros e funcionários da Subprefeitura de Santo Amaro para avaliar se as adequações exigidas pela Prefeitura de São Paulo foram cumpridas.

Além do acidente da última sexta-feira (20), parte de uma obra externa do shopping havia desabado no dia 24 de outubro, ferindo quatro pessoas.

Em entrevista coletiva realizada ontem, o prefeito Gilberto Kassab afirmou que a condição para a reabertura do shopping é o conserto dos sprinklers (peças instaladas no teto que jorram água ao detectar fogo) e da parte elétrica do alarme do incêndio, componentes que ficaram danificados no desabamento do teto. Caso o shopping não faça os reparos a tempo, o estabelecimento só poderá ser aberto amanhã, mediante nova vistoria.

Reginaldo Campos Repúblio, comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitano, disse ontem que “a população pode ficar tranquila porque o shopping estará seguro” após a abertura parcial e a realização dos reparos nos componentes de incêndio. Segundo ele, em um terço da área do shopping os sprinklers não estão funcionando. Já o alarme de incêndio não está funcionando em todo o estabelecimento.

Já a parte onde ocorreu o desabamento – uma área de 2.000 m² – permanecerá fechada até o fim do ano. Até lá, o parque Mundo da Xuxa, que fica dentro do shopping, também não irá funcionar. “O shopping está instalado em uma antiga fábrica da década de 1960. Então, parte dos telhados tem 50 anos e o da área do parque não nos dá a certeza que é estável”, afirmou o secretário de Controle Urbano, Orlando Almeida. A obra só poderá ser retomada com a apresentação de um plano de execução de obras e um laudo atestando a estrutura do telhado, de acordo com Kassab.

A equipe técnica da prefeitura elaborará ainda um termo de ajuste até o início da semana que vem e encaminhará para a administração do shopping. Após ser notificada, a empresa terá um prazo de 90 ou 120 dias para fazer as correções dos problemas e conseguir a liberação definitiva do estabelecimento.