A Chevrolet foi a marca que mais perdeu mercado neste ano no Brasil. O motivo, de acordo com a agência AutoInforme, que realizou o estudo, possivelmente foi o fato de passar a maior parte do ano sem inovações na sua linha de produtos. A marca perdeu 1,5 ponto percentual na participação do mercado total.
No ano passado a empresa tinha 21,3% das vendas. Neste ano, no acumulado de janeiro a setembro, registrou 19,8% no mercado interno. Além de perder participação, a Chevrolet vendeu menos em números absolutos: 445.700 carros nos nove meses do ano passado, ante 438.653 no mesmo período deste ano. Nesse período o mercado apresentou um crescimento de 5,4%.
Além da Chevrolet, mais oito marcas perderam participação. A Renault tinha 4,4% do mercado no ano passado e neste ano tem 3,8% (vendeu 6.000 unidades a menos). A Fiat, ela perdeu 0,4% na participação (tinha 24,9% e agora tem 24,5%), mas aumentou o número de carros vendidos: de 520.891 para 542.621.
Ou seja, mesmo vendendo mais, não acompanhou o crescimento do mercado total. Peugeot, Citroën, Mitsubishi, Kia, Land Rover e Chrysler também diminuíram a fatia de mercado conquistada no ano passado.