Mesmo com três jogadores a menos, o São Paulo conseguiu segurar a força do Grêmio, melhor mandante do Campeonato Brasileiro, e empatou em 1 a 1, nesta quarta-feira, no estádio Olímpico, pela 34ª rodada da competição. O gol do time paulista foi marcado por Dagoberto, enquanto Rafael Marques fez para os gaúchos.
O São Paulo teve o atacante Borges, que entrou durante o segundo tempo, expulso aos 32min do segundo tempo, após atingir Túlio. No minuto seguinte, Dagoberto também recebeu o cartão vermelho. Jean foi expulso já nos acréscimos.
Com o empate, o São Paulo chegou aos 59 pontos –um a mais do que o Palmeiras, que só entra em campo no domingo, quando enfrenta o Fluminense, no Maracanã. Antes do início da rodada, as duas equipes estavam empatadas em número de pontos (58 a 58), mas os palmeirenses levavam vantagem no saldo de gols (15 a 12).
Nas duas rodadas anteriores, o São Paulo também tinha assumido a ponta da tabela antes do seu principal rival na luta pelo título entrar em campo.
Com o empate, o Grêmio manteve a sua invencibilidade no estádio Olímpico neste Campeonato Brasileiro.
O próximo jogo do São Paulo é contra o Vitória no dia 14 de novembro, no Morumbi. No mesmo dia, o Grêmio enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão.
O São Paulo entrou em campo com apenas uma novidade em relação à equipe que venceu o Barueri por 1 a 0, no sábado. Lesionado, o volante Zé Luis foi substituído pelo volante Arouca. Com isso, Jean, que vinha jogando improvisado no meio de campo nas últimas partidas, foi deslocado para a lateral direita.
Além de Zé Luis, o técnico Ricardo Gomes também não tinha à disposição o volante Richarlyson, que sofreu uma lesão muscular contra o Internacional, e o zagueiro Rodrigo com uma fratura na mão direita.
O jogo
Jogando em casa e precisando vencer para continuar com chances de disputar a Taça Libertadores, o Grêmio criou a primeira oportunidade. Logo aos 3min, o argentino Maxi López recebeu na entrada da área e bateu para fora, assustando o goleiro Rogério Ceni.
Já o São Paulo controlava o jogo e trocava passes no campo de ataque. Aos 18min, Hernanes recuperou a bola na intermediária e chutou por cima do gol de Victor.
O time gaúcho fazia uma forte marcação e apostava nas jogadas rápidas pelas laterais. E a equipe chegou ao gol em um lance de bola parada. Douglas Costa cobrou falta pela direita e o zagueiro Rafael Marques subiu livre e cabeceou no canto para abrir o placar: 1 a 0.
Apesar do gol sofrido, o São Paulo não se abateu. Aos 31min, Dagoberto recebeu na entrada da área e finalizou, a bola desviou em Rafael Marques e entrou: 1 a 1.
A partida continuou equilibrada. Mesmo jogando fora de casa, o São Paulo se arriscava no ataque. O Grêmio também tinha a mesma atitude. Porém, os dois times não criaram mais nenhuma chance perigosa na etapa inicial.
No segundo tempo, o time paulista foi quem ameaçou primeiro. Aos 4min, Hernanes cobrou falta e Victor espalmou para escanteio.
Depois desse lance, o Grêmio teve duas ótimas chances para marcar. Na primeira, aos 12min, Douglas Costa recebeu em profundidade e, na entrada da área, chutou para excelente defesa de Rogério Ceni. Na sequência, Maxi López tentou da intermediária e o goleiro são-paulino pegou novamente.
O São Paulo respondeu aos 21min, quando Borges, que entrou no lugar de Washington, dominou, cortou o zagueiro e finalizou para Victor defender.
Três minutos depois, o Grêmio chegou em uma cabeçada de Douglas Costa, mas Rogério Ceni defendeu em cima da linha.
O São Paulo continuava buscando a vitória, mas em dois minutos a equipe teve dois jogadores expulsos. Aos 32min, Borges, que tinha recebido o cartão amarelo aos 30min, atingiu Túlio e foi expulso. No minuto seguinte, Dagoberto deu uma entrada dura em Túlio e também levou o cartão vermelho.
Com isso, o técnico Paulo Autuori colocou o Grêmio no ataque. Aos 35min, após cruzamento da direita, Perea cabeceou para fora. O time gaúcho continuou pressionando, mas não conseguiu chegar ao gol da vitória.