Crianças de até oito anos que bebem leite integral todos os dias têm índice de massa corporal menor e podem pesar até nove quilos a menos do que aquelas consomem a versão de baixo teor de gordura – o desnatado.
A conclusão é de um estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, publicado nesta quinta-feira pelo jornal britânico Telegraph.
Conforme os pesquisadores, os pequenos que não tomam leite integral tendem a substituir a bebida por outras mais gordurosas e açucaradas, como refrigerantes. “Essas crianças também tendem a comer outras coisas que afetam seu peso”, destaca a nutricionista e autora do estudo, Susanne Eriksson, referindo-se ao consumo de gorduras saturadas, por exemplo.
Susanne Eriksson e sua equipe examinaram a nutrição e a composição corporal e óssea de 120 crianças saudáveis de oito anos. Os pacientes informavam o que tinham comido no dia anterior e com que frequência consumiam determinados alimentos. Então, eram tiradas amostras de sangue.
“Muitas dessas crianças tinham sido examinadas aos quatro anos, e descobrimos que os seus hábitos alimentares foram praticamente inalterados quatro anos depois. Parece ser o caso de que estes hábitos são estabelecidos desde cedo”, observou a nutricionista.