Continuando nossa visita à Gramado, uma das mais charmosas cidades da Serra Gaúcha, vamos dar uma paradinha no Lago Joaquina Rita Bier. O local possui 17.000 m2 e é cercado por araucárias com mais de 70 anos de idade e em seus arredores localizam-se hotéis e casas de veraneio.
O lago foi idealizado por Leopoldo Rosenfeldt e bem no centro existe uma ilha que serve de palco para vários eventos culturais sendo que um dos principais é o “Nativitaten”, uma ópera que faz parte das comemorações do “Natal Luz”.
A avenida Borges de Medeiros atravessa o centro da cidade e é no número 2697 que se localiza o Palácio dos Festivais, onde são exibidos os filmes que participam do Festival de Cinema de Gramado ao qual, todos os anos, reúne artistas, diretores e demais pessoas que trabalham no cinema nacional e latino. O prêmio e a estatueta do “Kikito”.
E falando na estatueta do Festival de Cinema de Gramado, a Rótula das Bandeiras, situada na Praça Leopoldo Rosenfeldt, tem uma réplica do “Kikito”, que representa o “Deus do Bom Humor”. No local estão hasteadas as bandeiras de todos os Estados brasileiros.
A Rua Coberta merece destaque; ela liga a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi e é um centro de compras além de ter vários pontos onde o visitante pode saborear alguns pratos da gastronomia da região. Decorada com muitas flores e pinheiros, a rua tem um teto (daí o seu nome) que garante o conforto do transeunte, principalmente nos dias de chuvas.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana, inaugurada em 1961, com sua torre e relógio que “denuncia” o passar das horas para toda a cidade, é considerada um dos cartões-postais de Gramado.
Como já foi dito anteriormente, por toda cidade nota-se a influência da colonização alemã e italiana, tanto na gastronomia quanto na arquitetura. A sede da Prefeitura Municipal é um bom exemplo disso. O prédio é considerado símbolo da arquitetura gramadense, no alto pode-se ver o brasão do Município, esculpido em madeira policromada e acabamentos em lambrequins.
Para saber mais sobre a cultura gaúcha é só visitar o Museu Tradicionalista Rodeio Velho. E tem ainda o Museu do Perfume onde, além de conhecer a história, o visitante poderá comprar alguns frascos e ainda receber uma orientação como melhor escolher a fragrância que combine com seu jeito de ser.
Muito procurado é também o famoso chocolate de Gramado. O Museu do Chocolate oferece ao visitante uma verdadeira viagem pelo mundo da iguaria. Imperdível.
Você já pode vislumbrar alguns aspectos da cidade de Gramado e entendeu o porquê que a cidade chama tanto a atenção de quem gosta de passear.
Procure uma agência de viagens e informe-se sobre os vários pacotes disponíveis. Vale a pena conferir tudo isso bem de perto.
Veja a primeira matéria sobre Gramado na editoria Turismo, do dia 18 de novembro.