O dia alusivo ao enfrentamento mundial da Aids, comemorado amanhã, é uma data de mobilização social em prol da divulgação e publicidade de atividades de prevenção ao HIV, bem como, de proteção aos direitos das pessoas vivendo e convivendo com HIV/Aids.
A ONG Sonho Nosso, de Nova Guataporanga traz à tona na Nova Alta Paulista, a preocupação frente aos dados da epidemia regional. Nos dez municípios onde a instituição atua, tem se mostrado expressivos os casos de Aids, bem como, as infecções pelo HIV, segundo sua presidente Josefa Fonseca. Ela afirma que vale ressaltar que no mundo hoje, estima-se que 33,4 milhões de pessoas vivem com HIV, destas cerca de 600 mil, estão no Brasil.
Um cidadão pode estar infectado pelo vírus do HIV, contudo, não apresentar sintomas e/ou desenvolver a Aids (Síndrome da Imuno Deficiência Humana Adquirida), nestes casos os dados não são computados pelos organismos de monitoramento e avaliação.
Josefa Fonseca frisa que a Sonho Nosso realiza ações de Prevenção às DST/Aids, Atendimento e Orientação às Pessoas Vivendo e Convivendo com HIV/Aids. Os trabalhos desenvolvidos pela organização desde 2003, são reconhecidos internacionalmente pela qualidade, com ações em todo o Brasil, e participação em atividades na Argentina, México e Peru.
Mais informações sobre o número de pessoas que passam por tratamento em Dracena e outros detalhes na edição do Jornal Regioanl.