Após um longo período afastado dos gramados, o zagueiro Edu Dracena, que atualmente defende o Santos, deu na madrugada de hoje, os primeiros passos rumo ao seu retorno ao futebol profissional.
Depois de passar por uma cirurgia no joelho que o tirou de boa parte da temporada 2009 e de se transferir do Fenerbahce, da Turquia, para o Santos, Edu atuou por cerca de 15 minutos por sua nova equipe em partida amistosa realizada no México, contra o Santos Laguna.
O jogo marcou a inauguração do moderno estádio dos anfitriões, o Território Santos Modelo, com capacidade para cerca de 30 mil pessoas, e começou com cerca de 50 minutos de atraso por causa da festa, que contou com apresentação do cantor Ricky Martin. Pelé deu o pontapé inicial. O presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, também prestigiou a inauguração.
O time da casa abriu o placar logo aos seis minutos do primeiro tempo. Vicente Vouso dominou a bola dentro da área e, de frente para Eli Sabiá, bateu rasteiro de bico. A partida seguiu equilibrada, com as duas equipes chegando vez por outra ao ataque.
Depois do intervalo, Luxemburgo fez várias alterações, e o duelo seguiu com as duas equipes criando chances de marcar. O destaque foi a entrada do zagueiro Edu Dracena, que entrou aos 30 da etapa final e fez a primeira partida com a camisa santista.
Aos 43, Jean empatou, mas logo depois, quando todos esperavam pelo empate, o Santos Laguna marcou o gol da vitória com Carlos Ochoa, aos 48 minutos.
O Santos volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no domingo, contra o Internacional, no Beira Rio.