Homens que comem grandes quantidades de carne vermelha e carnes processadas – como salsichas, salames, bacon – têm maior risco de desenvolver câncer de próstata, segundo estudo do Instituto Nacional do Câncer dos EUA. Acompanhando, por nove anos, mais de 175 mil homens com idades entre 50 e 71 anos, os especialistas notaram que aqueles com maior consumo de carnes vermelhas eram 12% mais propensos à doença do que aqueles que ingeriam esses alimentos em menor quantidade.

Considerando outros fatores que poderiam influenciar os resultados, como tabagismo, hábitos de exercícios e escolaridade, os especialistas notaram maior relação do câncer, principalmente em estágios mais avançados, com o consumo de carnes grelhadas e churrasco. E os resultados foram similares para carnes processadas.

De acordo com os autores, as descobertas acompanham as teorias de que as carnes preparadas a altas temperaturas podem estar associadas ao câncer porque os processos de cozimento produzem certas substâncias – incluindo hidrocarbonos aromáticos policíclicos e aminas heterocíclicas – conhecidas por causar câncer em animais. “As descobertas apontam mecanismos potenciais pelos quais certas carnes poderiam promover câncer de próstata”, concluíram os autores, destacando a necessidade de mais estudos.

Confira na edição deste sábado, do Jornal Regional a cobertura completa da sessão.