A fabricante francesa de pneus Michelin vai construir uma nova unidade de produção para automóveis no Brasil, que começará a funcionar em 2013, anunciou o presidente da companhia, Michel Rollier, em entrevista ao jornal econômico “La Tribune” publicada neste sábado.
A fábrica ficará em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, disse Rollier. Com esta nova unidade, a Michelin “multiplicará por três suas capacidades locais”, afirmou, sem dar mais detalhes.
“Nossas maiores prioridades são a China e a Índia”, ressaltou Rollier, anunciando “um projeto de investimento de US$ 800 milhões” para uma das unidades chinesas da Michelin.
Na segunda-feira (16), a empresa anunciou a construção de uma fábrica na Índia por US$ 867 milhões.
Rollier, que dirige o grupo desde a morte de Edouard Michelin, em 2006, declarou também neste sábado à rádio France Info que o futuro da empresa está “na China, na Índia e no Brasil”, afirmando que os países ocidentais “terão pouco crescimento”.
Questionado sobre a promessa de não demitir funcionários, feita no momento da apresentação do plano social que afeta a Michelin na França, Rollier disse que “ainda é cedo” para saber se esta promessa poderá ser cumprida.
O plano de reestruturação anunciado em meados de junho inclui a supressão de 1.093 postos de trabalho na França a partir de 2010.
Indagado também sobre a possibilidade de que Michelin volte a ser a fornecedora do Campeonato Mundial de Fórmula 1 após a saída de sua concorrente Bridgestone, Rollier disse que ainda é cedo para falar sobre o assunto.