O Chile, classificado para a Copa do Mundo de 2010, pode ser desfiliado da Fifa após o clube local Rangers ter conseguido reverter seu rebaixamento na Justiça, disse nesta quinta-feira o presidente da federação chilena, Harold Mayne-Nicholls.
Um tribunal da cidade de Talca, onde fica o Rangers, determinou a suspensão da repescagem de rebaixamento e promoção, levando a federação a adiar a rodada do próximo fim de semana do Campeonato Chileno até que a questão seja resolvida.
O Rangers disputaria a repescagem para tentar escapar do rebaixamento se não tivesse perdido três pontos por ter escalado jogadores estrangeiros demais numa partida.
A federação decidiu suspender a fase semifinal do campeonato marcada para o fim de semana e levou o caso do Rangers à Fifa, que não aprova a interferência da Justiça ou do governo nas questões do futebol.
“Aqueles de nós no mundo do futebol sabemos que tudo isso pode trazer consequências que podem ser letais para o futebol chileno”, disse Mayne-Nicholls.
“O que o Rangers fez é proibido em todas as federações de futebol do mundo”, disse ele à rádio Agricultura. “A Fifa pode até desfiliar o Chile…”
“De acordo com procedimentos similares, eles podem nos pedir como federação para desfiliar o Rangers ou pedir (ao clube) que abandone essa questão e siga pelos caminhos do futebol. Se não fizermos isso, o Chile estará desfiliado.”