As montadoras Ford e General Motors anunciaram aumento nas suas vendas nos Estados Unidos no mês de outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto a Toyota e a Chrysler amargaram perdas.

Já na comparação com setembro, todas apresentaram avanços. Por causa disso, o discurso entre as principais empresas do setor foi positivo.

Segundo elas, os resultados mostraram que a economia americana está apresentando os primeiros sinais de recuperação da crise financeira global –que fez o mercado automotivo passar por seu pior momento em pelo menos 30 anos.

Entre as principais montadoras, o melhor desempenho foi o da GM. Ela vendeu 176.632 unidades no mês passado, com altas de 4,7% sobre outubro de 2008 e de 13% sobre setembro.

Já a Ford apresentou um aumento de 3% nas vendas ante outubro do ano passado e de 21% sobre setembro, atingindo 136.920 unidades.

Por sua vez, a Toyota –segunda maior do setor nos EUA– perdeu espaço no mercado ao ver suas vendas recuaram 3,5% na comparação anual, para 152.165 unidades. Segundo a empresa, um dos poucos veículos que tiveram desempenho positivo foi o elétrico Prius –as vendas cresceram 10,3%.

A Chrysler também viu suas vendas caírem, mas em ritmo muito maior do que as principais concorrentes. O recuo foi de 30% sobre outubro do ano passado, para 65.803 unidades. Porém, a empresa aposta em uma venda mais forte de SUVs –sua especialidade– nos últimos meses do ano para se recuperar.