Na Paróquia São José, em Panorama, estão ocorrendo as missões populares dos Frades Capuchinhos, coordenadas pelo frei Adalto. Frades, religiosos e religiosas e também leigos de diversas cidades do Estado visitam as famílias, escolas e doentes da comunidade, num trabalho de evangelização.
Para acompanhar as ações, frei Sermo Dorizotto, ministro provincial dos Capuchinhos esteve em Panorama e também passou por Dracena, quando falou sobre o começo das ações missionárias, principalmente no estado de São Paulo. Ele disse que o trabalho missionário é um dos princípios da Ordem dos Capuchinhos.
Inicialmente vieram para o Brasil os missionários ambulantes, que percorriam todo o País em suas missões. Por volta de 1850, um grupo de capuchinhos franceses da Província da Sabóia, veio com o objetivo de formar o clero na cidade de São Paulo, atuando como professores.
E um terceiro grupo, de capuchinhos italianos da Província de Trento, chegou em 1890 para trabalhar com os índios a pedido de Dom Pedro II. A sede da missão foi estabelecida em Piracicaba. Frei Sermo destacou que além de se dedicarem às missões entre os índios, os capuchinhos também abriram diversos conventos e também fundaram cidades.
Os missionários percorreram toda a região desde o rio Tietê até o Paranapanema e o norte do Paraná. As ações de evangelização continuam ainda hoje, com as missões populares, de acordo com frei Sermo. Ele destaca que o objetivo é estabelecer o convívio com os párocos e visitar as famílias, rezar juntos, ouvir os problemas.
Cada ano as missões ocorrem em lugares diferentes, conforme os pedidos das paróquias. O trabalho é divido em etapas, com a preparação dos missionários durante a pré-missão; as visitas à comunidade (missão); e a pós-missão com a avaliação dos trabalhos. Frei Sermo reforça que o objetivo das missões é despertar nas pessoas o interesse em participar mais da comunidade.
Ele disse também que depois da avaliação do trabalho é elaborada uma carta e entregue ao pároco, em que constam todas as necessidades identificadas pela comunidade. Com o documento, o pároco pode direcionar as ações para atendê-las.
As pessoas que se interessarem em participar das missões podem entrar em contato com o Convento Sagrado Coração de Jesus (Igreja dos Frades), em Piracicaba.