Outubro é o mês dedicado à luta contra o câncer de mama. Durante todo o mês, as orientações sobre a doença são intensificadas com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da reabilitação de paciente de câncer de mama.
De acordo com dados da Sociedade Americana de Câncer, cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas anualmente com câncer de mama, e 465 mil morrem por conta disso. No Brasil, a estimativa é de que a doença afete a vida de mais de 49 mil brasileiras até o final deste ano.
O câncer de mama é, provavelmente, o mais temido pelas mulheres devido a sua alta frequência e, sobretudo, pelos efeitos psicológicos que afetam a sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.
No entanto, se descoberto a tempo é uma doença curável. O melhor meio para se diagnosticar este tipo de câncer é o exame de mamografia, capaz de detectar o tumor antes mesmo que ele se torne palpável.
Em Dracena, na Empresa Municipal de Saúde (EMS) foram realizados 807 exames de mamografia entre abril e junho deste ano, e 931 de julho a setembro.
Danilo Rubino Marin, presidente da EMS, informou que antes de fazer o exame é preciso passar pelo Centro de Saúde. Além das mamografias, também são feitos exames de ultrassonografia, tomografia, litotripsia, endoscopia e colonoscopia, que somam 7.839 neste ano. Ele disse que mais de 80% dos exames são feitos pelo SUS, mas que a empresa atende também convênios e particulares.