A Petrobras Biocombustível anunciou na noite de quarta-feira (18) a compra de 50% do capital social da empresa Bsbios Marialva Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil S.A., responsável pela construção da Usina de Biodiesel de Marialva, a 20 quilômetros de Maringá. A estatal investiu R$ 55 milhões no negócio, que marca o seu ingresso no mercado do Sul do país. A Bsbios segue com os 50% restantes do capital da usina.

No fim da manhã, representantes da Petrobrás Biocombustível se encontrarão com o governador Roberto Requião (PMDB), no Palácio das Araucárias, para fazer o anúncio formal do acordo. Às 14h, em Curitiba, haverá uma entrevista coletiva, reunindo membros do governo e da estatal.

A Usina de Biodiesel de Marialva deve entrar em operação comercial no segundo trimestre de 2010, com capacidade para produzir 120 milhões de litros de biodiesel por ano, o que representa 60% da demanda atual do estado, de 200 milhões de litros por ano. A produção, que abastecerá o mercado nacional, se dará com sobretudo a partir de soja.

O secretário de Estado da Agricultura, Valter Bianchini, celebrou o ingresso da estatal no negócio. Ele ressaltou que, a partir do ano que vem, haverá a adição de 5% de biodiesel ao diesel, e que o Paraná estará em condição privilegiada para atender essa nova demanda. Ele ainda afirmou que a produção de biodiesel tem grande importância para os agricultores familiares, de quem são compradas as oleaginosas usadas na fabricação do combustível.

Conforme a Agência Brasil, o anúncio ocorre uma semana após a divulgação da ampliação em 90% da capacidade das três usinas de biodiesel da Petrobras Biocombustível – usinas de Candeias, na Bahia; Quixadá, no Ceará; e Montes Claros, em Minas Gerais. A estatal espera, com isso, produzir anualmente de 324 milhões de litros de biodiesel.

A Bsbios, por meio de assessoria de imprensa, informou que ainda não está se manifestando sobre o negócio.