Uma pesquisa sobre o perfil e o comportamento dos internautas brasileiros divulgada nesta quarta-feira (25) mostrou que o Twitter é a rede social mais utilizada no Brasil, seguido pelo Orkut e pelo YouTube. Cerca de 87% dos entrevistados acessa o site de microblog todos os dias da semana, contra 72% do Orkut.
Para o estudo, realizado entre agosto e setembro deste ano, a empresa especializada em na monitoração e análise da mídia gerada pelo consumidor E.Life coletou dados de 1.227 brasileiros, em maioria da classe A, com renda mensal maior do que R$ 4 mil e com média de 28 anos.
O Twitter pode ser a rede social mais utilizada pelos internautas (68% dos entrevistados), mas o Orkut ainda é o site que possui mais cadastrados, com 89%. O Twitter está logo atrás com 80% dos entrevistados cadastrados e o Facebook aparece em quinto lugar, com 57%.
A pesquisa destacou que o 47 % dos internautas brasileiros da classe A passam mais de 41 horas semanais na internet e que 42% acessam as redes sociais pelo celular. Entre os twitteiros, 51% usam os aparelhos para publicar e buscar informações no site de microblog. A preferência dos usuários pelo Twitter é para a procura de informações sobre diversos assuntos, enquanto a maioria dos internautas entrevistados utiliza o Orkut para manter amizades próximas.
Em relação aos últimos três meses da pesquisa, o Twitter é a rede social que mais teve novos cadastros entre os internautas brasileiros, correspondendo a 43% dos entrevistados. O Facebook está em segundo lugar, com 10% e o Linkedin em terceiro com 4,8%. O Orkut não aparece nesta lista com as 12 redes com maior número de cadastros recentes.