De fevereiro a novembro deste ano, cerca de 600 pessoas participaram dos cursos organizados pelo Sindicato Rural de Dracena (SRD), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e apoio da Prefeitura.

O presidente da entidade, Eduardo Basso (Dinho) e o coordenador de cursos, Milton Polon, avaliaram como “acima das expectativas”, os resultados alcançados ao longo de 2009.

“É gratificante chegar ao final de mais uma etapa e observar que valeu a pena, através dos nossos cursos gratuitos, dezenas de pessoas renovaram a esperança de conquistar um emprego e conseguiram. Isso é motivo de grande satisfação para o sindicato” – comentou Basso.

Na mesma linha, Polon afirma que essa é uma das ações sociais do sindicato, que tem se envolvido cada vez mais nos eventos de caráter beneficente e de interesse público no município. Sobre os cursos, o coordenador destacou: “o bom disso é que é que as pessoas têm acesso ao conhecimento” e concluiu “mais importante do que oferecer a vara de pesca é ensinar o cidadão a pegar o peixe”.

Eduardo Basso informou que o Sindicato Rural e o Senar já elaboram a programação dos cursos a partir de fevereiro de 2010. Ele fez questão de enaltecer e agradecer o apoio recebido da Prefeitura.

Ao longo de 2009, foram promovidos 30 cursos, com média de 20 participantes em cada. Alguns destes cursos foram ministrados mais de uma vez por conta da grande procura. Os campeões foram os de operação e de manutenção de tratores realizados seis vezes.

Outros bem requisitados foram de bovinocultura de leite; aplicação de medicamentos e vacina; bovinocultura de leite e inseminação artificial; aplicação de agrotóxicos; processamento artesanal de frutas; processamento artesanal de mandioca; processamento artesanal de leite; equideocultura e doma racional; preservação do meio ambiente; artesanato em folhas de coqueiro; cavalgada; rédeas; eletricista; pesca; equideocultura, casqueamento e ferrageamento.