A Lotus anunciou nesta segunda-feira que o italiano Jarno Trulli e o finlandês Heikki Kovalainen serão seus pilotos em 2010. Apesar do nome famoso e histórico, a escuderia comandada por um grupo da Malásia é uma das estreantes do Mundial, e por isso apostou em dois pilotos com experiência na categoria.

Trulli havia ficado sem emprego desde que a Toyota anunciou sua retirada do campeonato. O italiano, de 35 anos, previu dificuldades para a Lotus no ano de estreia, mas exaltou o fato de estar diante de um novo desafio na carreira.

“Será uma tarefa difícil, mas também um desafio motivador. A equipe é completamente nova. Estamos todos muito comprometidos e prontos para enfrentar essa tarefa”, afirmou Trulli, que desde o surgimento da equipe era apontado como piloto favorito a uma vaga.

Kovalainen parecia fora do mercado após a substituição por Jenson Button na McLaren e também previu uma temporada de aprendizado para a escuderia iniciante. “Temos de ser realistas e direcionar nosso trabalho para o desenvolvimento da equipe”, afirmou.

Entretanto, o piloto de 28 anos mostrou certo otimismo em médio prazo. “É uma equipe com muito potencial e com muitas chances de fazer sucesso no futuro”, disse.

Com Trulli e Kovalainen, a Lotus terá uma dupla que já venceu corridas no Mundial, muito embora cada um tenha subido ao topo do pódio uma única vez. O italiano venceu o GP de Mônaco de 2004, e o finlandês conquistou a etapa da Hungria, em 2008.