O torcedor palmeirense, que ainda se recupera da decepção de ter visto o time naufragar na reta final do Campeonato Brasileiro, vai precisar exercitar também a paciência.

Enquanto os arquirrivais São Paulo e Corinthians já têm quase 100% do elenco definido para 2010, o clube do Palestra Itália acertou apenas a contratação do zagueiro Léo, que deixa o Grêmio em troca de Maurício.

Para o Natal, a perspectiva é de que a árvore esteja vazia. Pelo menos oficialmente, não há nenhum jogador engatilhado. E a própria diretoria admite que só deve ter novidades na próxima semana.

Sonhos, como os de ter Valdivia e Kléber de volta, estão cada vez mais distantes da realidade. E, para piorar, é bem possível que a equipe inicie os trabalhos em janeiro sem ter, ao menos, conseguido repor as perdas.

Na zaga, a procura é por um jogador que substitua Paulo Miranda, emprestado para o Oeste de Itápolis. Rodrigo, ex-São Paulo, é uma opção, mas ainda não houve contatos.

Para a lateral esquerda, o substituto de Jefferson, dispensado, será o jovem Gabriel Silva, alçado da base.

No meio de campo, Jumar foi para o Vasco e Sandro Silva está a caminho do Internacional. Edinho, ex-Internacional e hoje no Lecce, da Itália, foi oferecido, mas o clube ainda estuda a contratação. E o tão esperado armador canhoto, que Muricy Ramalho tanto quer, não será Conca –o argentino continua no Fluminense.

Mas a pior situação é a do ataque. Ortigoza se despediu após o fim do contrato. Obina já voltou para o Flamengo. Willians e Marquinhos estão mais perto do Fluminense. Lenny também pode ser negociado. Robert ainda não teve o vínculo renovado. E Vagner Love, assediado pelo Flamengo, não tem permanência garantida.