As atividades do projeto de iniciação esportiva “Ver, Ouvir e Movimentar”, que envolvem alunos portadores de deficiência auditiva, visual e física da Emefi Luiza Rossa Ribeiro, terminaram ontem, com apresentação aos pais e a entrega de medalhas aos alunos. Foram seis meses de aulas de natação orientadas pelo professor Júlio César Monteiro, na Academia Estilo Livre.
O projeto piloto desenvolvido em Dracena tem por objetivo se tornar modelo para a região. Eliana Cotarelli, coordenadora da Educação Especial no município, disse que o progresso dos alunos foi fantástico, principalmente daqueles com deficiência visual que nunca tiveram acesso à piscina. “Foi uma superação, pois estes alunos não tinham noção total da piscina, seu tamanho e profundidade como os outros e assim como eles, venceram os medos e demonstraram grande evolução”.
Eliana também disse que os alunos trabalharam em sala de aula, contando o que sentiram durante as aulas; questões como limites, comportamento, compromisso e ainda as reportagens sobre o nadador Alexandre da Silva Fernandes, que inspirou o projeto e se tornou um exemplo a ser seguido pelos alunos.
Eliana e a professora da sala de deficientes auditivos, Emili Garcia, que acompanharam os alunos, agradeceram às crianças, às famílias, à direção da escola, ao professor Monteiro e ao nadador Alexandre que possibilitaram a realização de um sonho. Monteiro destacou o prazer em estar na companhia dos alunos e participar da vida deles, ressaltando o aprendizado que teve. Ele disse ainda que espera continuar com os alunos e também levá-los para participar de competições.
Alexandre afirmou que ser um espelho para os alunos é gratificante e motivador para que continue lutando pelos seus objetivos. O aluno Danilo fez a leitura de um texto contando como foram as sensações desde o início das aulas, falando dos medos, da ansiedade e da superação em cada atividade na piscina. Depois das demonstrações na água, foram entregues as medalhas.
Receberam as de bronze os alunos Breno e Gabriel, as de prata Kely, Joel, Vagner e Rogério, as de ouro Danilo, Larissa, Mateus, Dalton e Vitor Hugo. Além dos pais dos alunos, também estiveram presentes a diretora da escola Luiza Rossa Ribeiro, Antonia e a vice-diretora Márcia. O projeto conta com a parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Educação.