Os maus tratos com os idosos, muitas vezes representados em novelas na televisão, parecem estar bem distantes da realidade da comunidade. Porém, quantos são os idosos que sofrem na convivência com a própria família, cujos casos nem sempre chegam ao conhecimento da mídia e da população, que podem estar acontecendo bem ao lado de casa.

O Conselho Municipal do Idoso de Dracena, na função de zelar pelos direitos dos idosos, tem recebido várias denúncias e também trabalhado para solucionar os casos. Um deles foi o de um senhor, de 82 anos, morador do Jardim Brasilândia. Depois de denúncia feita ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), a assistente social Cléria Chiesa realizou visitas à família do ancião, quando pôde constatar a situação precária em que ele vivia.

Ela contou que o idoso ficava em um quarto no fundo da casa, sujo, fazia as necessidades em uma lata de tinta e como tinha problemas na perna se arrastava pelo chão. O caso foi encaminhado à Justiça que determinou o acompanhamento pelo Conselho Municipal do Idoso. Cléria destaca que durante as visitas a família foi melhorando a atenção ao idoso e que já observou mudanças, entre elas, a limpeza do local e até o cuidado com as roupas dele.

Os relatórios já foram encaminhados ao juiz responsável pelo caso, que definirá se o idoso ficará com a família ou irá para um asilo. Durante reunião do conselho ontem, outra denúncia foi apresentada, de um filho que estava maltratando um casal de idosos. As visitas para apurar o caso já foram agendadas.

As denúncias têm chegado ao conselho através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, do CRAS ou de contato com os membros do conselho. Para melhorar estes atendimentos, um dos projetos do conselho é a criação de um disque denúncia. Por enquanto, as denúncias podem ser feitas pelo telefone 3822-6044, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

NOVA DIRETORIA – Em reunião ontem, na Sala do Cidadão da Prefeitura, foi eleita a nova diretoria do Conselho Municipal do Idoso. O atual presidente, Domingos Gimenez Sebrian foi reeleito, terá como vice Olímpio Firmo da Costa e como secretárias Bárbara Sanches Martins e Andréia Regina Ribeiro. Domingos reforçou aos integrantes do conselho a responsabilidade em trabalhar para garantir os direitos dos idosos.

Entre as conquistas, citou as vagas para os idosos nas ruas da cidade e em estabelecimentos particulares; a melhoria do atendimento ao idoso nos bancos; a reformulação do regimento interno do conselho; solução para o preço dos bailes do “Grupo dos 9”; registro das entidades; o acompanhamento de casos envolvendo idosos; as atividades da Semana do Idoso; o programa de rádio, toda terceira segunda-feira do mês, na rádio Globo.

O presidente ainda informou que também conversou com o secretário de Saúde, César Munis que se comprometeu a melhorar os atendimentos ao idoso no posto de saúde. Agradeceu ainda ao apoio da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Darcy Rejani e toda equipe, do Ministério Público e de todos os membros do conselho. As reuniões do Conselho Municipal do Idoso ocorrem toda segunda quarta-feira do mês, às 9h, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.