A recuperação do agronegócio brasileiro em 2009 fez dissipar algumas das projeções negativas feitas por especialistas no final do ano passado. Mesmo com a insegurança do mercado, muitas empresas arriscaram e apostaram em investimentos em busca de oportunidades e de aumento de seus negócios. É o caso da Coimma Troncos e Balanças, empresa líder em seu segmento, que apostou nas exportações à América Latina e em novas parcerias para intensificar a venda de seus produtos. O fator positivo que anima a empresa e o setor pecuário em geral é a expectativa de retomada do consumo de carne bovina no mundo, com consequente reflexo nas nossas exportações.
“Acreditamos que 2010 será melhor do que os dois últimos anos. Já é possível detectar sinais de recuperação das economias pelo mundo, o que tende a impulsionar o consumo de proteínas, principalmente carne bovina. No Brasil temos constatado essa tendência de forma mais evidente e constante. Além disso, não podemos desconsiderar o fato de que teremos mais um ano eleitoral pela frente, o que em geral é positivo para a nossa economia. São sinais que nos animam a antever recuperação do consumo interno e externo, trazendo perspectivas melhores para toda a nossa cadeia produtiva, especialmente na remuneração ao pecuarista”, afirma o diretor comercial da Coimma José Otacílio da Silveira.
Em 2009 para ampliar sua atuação comercial, a Coimma inaugurou em julho uma unidade de produção de balanças e troncos de contenção para bovinos em Rio Branco (AC), favorecendo a logística de seus produtos e gerando benefícios ao pecuarista das regiões próximas. Além deste investimento, a empresa lançou um novo produto, a Balança Rudd 800, equipamento eletrônico de alta tecnologia, com memória para 60 mil registros e recursos sofisticados para pesagem e manejo de gado.
Completando 60 anos de tradição a Coimma é uma marca consolidada e reconhecida no agronegócio brasileiro. Prova disso foram as premiações consecutivas nos últimos meses. A empresa recebeu os prêmios “Touro de Ouro”, uma iniciativa da Editora Centauro e Revista AG, em que foi eleita por pecuaristas, produtores rurais, empresários e leitores da publicação, a melhor empresa brasileira nas categorias Troncos de Contenção e Balanças. A empresa conquistou ainda, nas mesmas categorias, o prêmio “Top List Rural” e “Top of Mind”, ambos da Revista Rural, e ainda recebeu pela terceira vez, o prêmio Exporta São Paulo que incentiva, há quase 5 anos, as empresas do Estado a atuarem no mercado externo.
Ainda durante o ano de 2009 a empresa participou de dezenas de eventos nacionais e diversos internacionais e trabalhou intensamente em parcerias comerciais. Paraguai, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Costa Rica, Guatemala, México, Panamá e Angola fazem parte da lista de países que são trabalhados atualmente pela Coimma. A empresa tem mantido intensa movimentação internacional como parceira do Consórcio Brazilian Cattle Genetics, órgão da ABCZ, Associação Brasileira de Criadores de Zebu, com apoio da APEX, Associação Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
“Há anos temos investido na comercialização de nossos produtos nesses países, e para nós 2009 foi um ano de consolidação desses mercados. Assim como trabalhamos aqui no Brasil, nosso foco é atender as necessidades dos produtores externos levando soluções eficientes para facilitar o trabalho nas fazendas, garantindo manejo seguro e adequado ao bem-estar animal e ainda de acordo com as exigências internacionais” encerra José Otacílio.