Aqueles que estão em busca de uma oportunidade profissional torcem para conseguir uma chance de participar de uma entrevista de seleção. Mas, quando chega a hora, a ansiedade toma conta e surgem um monte de dúvidas para minar a autoconfiança: E agora? O que eu visto? O que faço? O que digo?
A preparação para a entrevista começa sempre na véspera. Busque ir cedo para a cama. Procure ter uma boa noite de sono para estar em forma na manhã seguinte. Antes de deitar-se, faça uma mentalização positiva, relembrando situações de desafio que você tenha enfrentado anteriormente e nas quais tenha tido sucesso.
A segunda etapa é o guarda-roupa. O que vestir?
Cada um tem o seu estilo próprio, mas é sempre bom tentar conseguir algumas informações sobre a cultura da empresa para onde você será contratado. Assim, poderá adequar melhor a sua forma de se vestir para a entrevista. Ou verifique ainda como se vestem as pessoas bem-sucedidas que ocupam o mesmo cargo para o qual você está se candidatando e espelhe-se nelas. Mas, de um modo geral, existem alguns aspectos que podem ser levados em consideração nesta hora.
Para as mulheres: é recomendado que se use um traje mais clássico, com cores discretas. É ideal evitar roupas extravagantes, roupas transparentes, decotes muito ousados ou saias muito curtas. Lembre-se que seu objetivo é conquistar uma oportunidade de trabalho!
Para os homens: recomenda-se calça e camisa social. Se o cargo pretendido estiver relacionado à atuação como líder de equipes, consultoria, visita a clientes ou contatos frequentes com a direção da empresa, será imprescindível que se utilize um terno. De preferência de cor escura, mais sóbria. Jamais utilize tênis nestas ocasiões. Os sapatos devem ser de cor preta ou marrom, os cintos devem ser da mesma cor dos sapatos. As meias devem estar combinando ou com a cor dos sapatos, ou com a cor das calças. Meias e sapatos brancos, somente para profissionais de saúde, quando estiverem com roupas brancas.
A próxima etapa é a chegada ao local da entrevista. Em primeiro lugar, identifique-se e aguarde ser chamado. Cumprimente discretamente as pessoas, caso exista mais alguém aguardando na mesma sala que você. Evite ficar tagarelando em voz alta como se estivesse numa reunião entre amigos. A discrição conta muito nessas horas.
Ao ser chamado, cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme, sem ser grosseiro.
Trate o entrevistador por você, senhor ou senhora, conforme o caso. Jamais utilize expressões como “benzinho”, “meu bem”, “querida”, “querido” ou qualquer outra que demonstre intimidade. Esta é uma relação profissional, e você precisa se lembrar disso o tempo inteiro.
Quando estiver conversando com o entrevistador, demonstre interesse, mantenha-se atento e autoconfiante. Fale sempre olhando nos olhos. Ouça atentamente as informações e as perguntas que o selecionador lhe dirigir. E, acima de tudo, seja educado e use de cortesia e simpatia o tempo inteiro. Dessa forma, você estará oferecendo bons argumentos para a sua contratação. Pode até ser que você não seja escolhido para a vaga, mas, com certeza, terá deixado uma ótima impressão sobre você e isto poderá lhe auxiliar bastante numa próxima oportunidade.