A Secretaria Municipal de Saúde de Dracena e a ONG Sonho Nosso de Nova Guataporanga desenvolveram ontem pela manhã, atividades em comemoração ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids.

Victor Fonseca, um dos coordenadores da ONG contou que as pessoas que passaram pelo trevo da base da Polícia Militar Rodoviária foram orientadas sobre os cuidados que devem ter para se proteger contra o vírus HIV, transmissor da aids. “Distribuímos cerca de 1.500 preservativos masculinos e panfletos de orientação sobre a doença”, comentou. Também foi instalado no toten da entrada da cidade, o laço que representa a luta contra a doença. Trevos de oito cidades vizinhas também receberam o laço.

Ontem, representante da ONG participaram de manifestação pela data em frente ao Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, numa organização do Fórum ONG/Aids do Estado.

No sábado, em Dracena haverá caminhada das 9h às 11h, com saída da praça Arthur Pagnozzi que percorrerá as principais avenidas da cidade. A ONG e a Secretaria de Saúde orientarão a população.

Victor Fonseca afirmou que ao todo na região, a ONG tem computado 109 casos de soro positivos, entre aqueles que fazem tratamento e os que não fazem. Na terceira idade, segundo ele, os casos são expressivos.

FIQUE SABENDO – A Secretaria da Saúde do Estado prorrogou até o dia 15 de dezembro, a Campanha “Fique Sabendo”, de incentivo à testagem precoce anti-HIV no Estado. Iniciada em 16 de novembro, a campanha disponibilizou 150 mil exames, entre eles, 20 mil testes rápidos, para a população paulista. Em Dracena, a diretora de Vigilância, Rosângela Buriola informou que 270 pessoas fizeram o exame, sendo que 70% dessas nunca tinham realizado.

Quem tiver interesse em fazê-lo basta comparecer ao Centro de Saúde até o dia 15, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. No dia 7, não haverá expediente devido ao ponto facultativo e no dia 8, é feriado municipal, pelos 64 anos de Dracena.