Policiais militares da 1ª Cia. de Dracena orientam a população para evitar que furtos e roubos venham a ocorrer principalmente nesta época de festas de final de ano, quando muitos precisam se ausentar das residências.
O tenente Ivan Garcia de Oliveira, comandante da Cia. explica que caso os moradores venham a constatar alguma situação tanto nas residências quanto nos estabelecimentos comerciais que possam facilitar a ação do meliante que conversem e alertem os responsáveis. Ele cita como exemplo a situação de um portão aberto com uma bicicleta na área sem cadeado podendo chamar a atenção do ladrão, além de facilitar a ação dele. Neste caso o policial ao perceber o fato está orientado a parar a viatura e avisar o morador que essa conduta é uma facilidade para um possível furto.
Ele lembra ainda que a população deve evitar deixar o carro ou a casa abertos, capacete no guidão da moto e objetos a mostra que são facilidades para a ocorrência de furtos.
De acordo com o tenente, essa campanha vem sendo adotada junto à população desde o mês de agosto, quando Ivan Garcia assumiu a 1ª Cia. A expectativa é de alcançar um resultado positivo contra a criminalidade. Ele comenta que na área comercial da cidade onde ocorre a maioria dos arrombamentos e furtos está sendo feito patrulhamento principalmente de madrugada.
Levantamento feito pelo Jornal Regional mostra que na primeira quinzena de dezembro já aconteceram 30 furtos contra 45 do mês passado. Segundo o tenente Ivan Garcia, esse número será maior, mas não superior ao mês de setembro quando foram registrados 105 furtos. Ele entende que em dezembro, os furtos tiveram uma leve queda ou o índice está bem parecido com o mês de novembro.
Os números dizem respeito às estatísticas da Polícia Militar, não constam os números registrados pela Polícia Civil.