O Portishead acaba de lançar uma canção inédita, intitulada “Chase the tear”, à venda em formato digital. O vídeo da música pode ser visto no site oficial da banda e a renda será revertida para a Anistia Internacional.

Beth Gibbons, Geoff Barrow e Adrian Utley estão trabalhando em seu quarto álbum de inéditas, previsto para sair em 2010. Não se sabe se a nova faixa será incluída no disco.

Barrow – que lançou em 2009 o disco de estreia de seu projeto paralelo, Beak – falou em entrevista à BBC que o trio de Bristol está negociando para ver em que formato as novas músicas podem ser lançadas. No início do ano, o trio pediu sugestões dos fãs de como distribuir um novo trabalho.

“Não ter um acordo contratual com uma grande gravadora é um lugar muito agradável para se estar pela primeira vez”, declarou. “Estamos conversando com selos e falando sobre o futuro e a direção aonde os negócios estão indo.”

O Portishead tem três discos de estúdio: “Dummy” (1994), “Portishead” (1997) e “Third” (2008).

O álbum de estreia do Beak, projeto paralelo de Barrow com outros músicos de Bristol, sai no dia 19 de outubro pela Invada Records na Europa e pela ipecac na América do Norte.

Uma amostra do som experimental do grupo pode ser ouvida no site beak.bandcamp.com.