A Renault do Brasil anunciou nesta quinta-feira um plano de investimentos de R$ 1 bilhão para o triênio 2010 a 2012. O valor será aplicado basicamente em desenvolvimento de produtos e em enhenharia, de acordo com o presidente da empresa, Jean- Michel Jalinier.

A montadora pretende lançar em 2011 um veículo para competir no mercado de SUV (utilitários esportivos), segmento em que a Renault ainda não atua.

Desse R$ 1 bilhão, parte será provenivente de geração própria de caixa e o restante será financiado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) –ele não detalhou o valor do empréstimo e disse que essa questão está sendo discutida com o banco.

“Para o ano que vem, nosso objetivo é atingir 5% de participação de mercado no Brasil”, disse. No entanto, a Renault não prevê, por enquanto, investir em ampliação de capacidade instalada. Segundo o presidente, a montadora tem hoje possibiidade de produzir 250 mil veículos por ano. Em 2009, deve fechar com vendas de 120 mil unidades.

Já para o ano que vem, o volume deve chegar a 150 mil veículos. Para tanto, a montadora irá aperfeiçoar seu processo de produção, mas as fábricas devem continuar a operar ainda em dois turnos.

Jalinier, no entanto, é mais conservador sobre o crescimento em geral do que a projeção oficial da Anfavea (associação das montadoras), prevendo que o mercado deve fechar 2010 com um volume semelhante ao deste ano. “Seria importante se o governo tomasse medidas para estimular o crescimento.”

Ações como renovação de frota, segundo ele, teria o efeito benéfico de “melhorar a segurança e o ambiente”. o Brasil hoje é o quinto maior mercado de vendas para as montadoras, atrás de França, Alemanha, Coreia do Sul e Itállia.