A enfermeira padrão Maria Amélia Longhi, que assumiu o cargo de diretora de Saúde de Panorama no início deste mês, comentou que dentre os muitos desafios a serem enfrentados, uma das prioridades é a contratação de um obstetra e um pediatra. Os dois profissionais são indispensáveis para que haja a reabertura do Centro Cirúrgico da Santa Casa local. Com a iniciativa serão retomados os trabalhos de parto no local. Além de ser aguardada com ansiedade nos bastidores dos postos de saúde e na fila de espera da Santa Casa, a notícia da contratação de um obstetra e um pediatra cria expectativas também nos bastidores da administração municipal que visa atender as necessidades da comunidade panoramense nesta área.
A nova diretora da Saúde sabe que este é um grande desafio, que ao final, dará aos munícipes de Panorama o direito de terem seus filhos nascidos e criados no próprio município.
Segundo ela, referidos profissionais devem ser contratados logo, já que além de necessários, são indispensáveis para reabertura do Centro Cirúrgico da Santa Casa local, espaço que passou por reforma recentemente.
PREVENÇÃO – Há 15 dias na função, a nova diretora de Saúde coordena um arrastão contra a dengue no município, alertando a população quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da doença.
Para tanto, a diretora conta com a equipe das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica que através de seus agentes desenvolve o trabalho de campo visando orientar a população.
São recolhidas latas, pneus, garrafas e outros objetos que acumulam água. O objetivo é recolher tudo que possa acumular água parada nos quintais.
De acordo com a diretora Maria Amélia, o índice de larvas da dengue encontradas no município é bastante alto e precisa ser combatido rapidamente. Ela explica que o grande período de chuvas aliado muitas vezes, ao descuido favorece ao surgimento da doença.
O trabalho de conscientização e coleta de materiais já foi realizado no centro e durante a semana foram intensificados nos demais bairros da cidade. “As ações da diretoria de Saúde na defesa emergencial da Saúde Pública só diminuem quando forem visitadas todas as residências e os riscos de uma epidemia de dengue tiverem sido totalmente descartados. Para isso, a população tem que colaborar agora e permanecer sempre alerta às nossas orientações”, destaca.
Em paralelo a essas ações, a diretoria de Saúde, através da Vigilância Sanitária e Epidemiológica chefiada por Márcia Fátima Alves Batista, conta com dois veterinários que realizam o trabalho de prevenção à leishmaniose, doença causada pela picada do mosquito palha. O trabalho dos profissionais consiste em fazer os levantamentos de casos e realizar a coleta de sangue dos animais.
Questionada quanto à situação da Santa Casa local, Maria Amélia disse que, a princípio a Santa Casa continuará sob processo de intervenção municipal, já que o plano de passar sua administração para uma comissão formada pela comunidade ainda não deu certo, pois após fazerem os levantamentos, o grupo que encabeçava a ideia não aceitou assumir a direção da entidade.
O Pronto Atendimento Municipal dirigido ao atendimento de urgência e emergência continuará funcionando no prédio da Santa Casa.
Maria Amélia informou que atualmente o setor conta com seis ambulâncias, quatro delas em pleno funcionamento. Duas delas passam por reformas. Também compõem a frota do setor da Saúde, um Palio, um micro-ônibus e uma Kombi (dirigida a hemodiálise).
De acordo com a diretora, ela tem notado que a princípio esses veículos têm conseguido atender a demanda, salvo em casos muitos raros.
O Hospital Estadual de Presidente Prudente é referência de Panorama no que diz respeito à urgência e emergência de alta complexidade. Exames laboratoriais e outros procedimentos são realizados no AME de Dracena. No caso de consultas periódicas, de rotina e acompanhamento médico, a diretora da Saúde ressalta que os pacientes devem continuar procurando os Postos da Equipe de Saúde da Família localizados no bairro Potiguara, Centro e Marrecas. Esses postos continuam atendendo normalmente.
Em caso de dúvidas quanto aos sintomas da dengue ou leishmaniose ou é importante procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência.