A 16ª São Silvestrinha, edição infanto-juvenil da Corrida Internacional de São Silvestre, contou com a participação de cerca de 1.500 atletas de todo o Brasil. As caravanas uniformizadas deixaram colorida a arquibancada do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, em São Paulo, no domingo.
Árbitros da Federação Paulista de Atletismo, chips que registram cada tempo eletronicamente amarrados no tornozelo de cada atleta participante, arquibancadas com público animado e participativo, equipe médica e ambulância preparada para qualquer eventualidade. O que poderia perfeitamente ilustrar o cenário de um meeting internacional de atletismo, foi, na verdade, a estrutura preparada para a São Silvestrinha.
Entre as comandantes de caravana estava a campeã pan-americana de heptatlo Conceição Geremias, à frente do grupo da Fundação Vale, de Tucumã no Pará. A atleta, que já foi à São Silvestrinha guiando crianças de Campinas, compareceu à prova pela segunda vez com sua equipe do norte do país, que conta com dez atletas, e já começou a ver os resultados: as três primeiras colocadas na prova feminina de 14 anos foram de seu grupo.
Também fizeram parte da São Silvestrinha caravanas de outras cidades, como Vila Velha, Parintins, Apucarana, São José dos Campos, Lins, Rancharia, Guaiçara, Santa Bárbara d’Oeste, Santos e Brasnorte.
O dito popular ‘o importante é competir’ ganhou formas e cores no domingo. Apesar do espírito de competitividade que naturalmente marca qualquer atividade esportiva, o que mais importou para as cerca de 1.500 crianças e adolescentes que participaram da São Silvestrinha foi marcar presença na animada festa.
Apesar de terem seus tempos cronometrados eletronicamente através dos chips, os participantes não ficaram sabendo as marcas que foram cravadas em suas provas ou suas posições exatas, exceção feita àqueles que competiram nas baterias de 14 e 15 anos. Todos os corredores, dos 6 aos 15 anos, meninos, meninas e cadeirantes, receberam uma medalha de participação e um kit contendo torrone, pão-de-mel e barra de cerais.
Os resultados das principais categorias foram: 14 anos, 400 metros, feminino Jaciara Felix Marques, Rosilane Cavalcante da Silva e Graciane dos Santos Macedo; masculino, Lucas Felipe Piveta, Paulo Matheus Moraes e Matheus L. Rodrigues; 15 anos, 600 metros, feminino Lourdes Fernanda de Souza Dallaze, Andressa Moreira Fidelis e Cristina Vanessa de Souza; masculino, Anderson Sabino dos Santos, Luiz Paulo Felipe da Silva e Francisco Pedro da Silva.