A Vigilância Epidemiológica de Dracena realizou na segunda quinzena de novembro, o levantamento do Índice Predial de Infestação Larvária no município, em relação à dengue. O resultado foi de 1,81% isto significa que a Saúde encontra-se em estado de alerta. O Ministério da Saúde preconiza que este índice seja menos de 1%.
Os responsáveis pelo setor afirmam que os agentes de controle de vetores estão encontrando durante as visitas domiciliares vários focos de larva, isto é preocupante para que se instale uma epidemia. Os moradores precisam adquirir o hábito de verificar seus quintais pelo menos uma vez por semana evitando a procriação do Aedes aegypti.
ENCONTRO – A equipe da Vigilância Epidemiológica de Dracena, através de seus representantes, o supervisor Idelino Sena e a profissional de IEC, Cristiane da Silva participaram quinta-feira, de reunião em Presidente Prudente, realizada pela Sucen. Durante o encontro foram tratados os seguintes assuntos – norma técnica para tratamento de PEs (Pontos Estratégicos); risco de surto de dengue, devido alto nível de infestação na região e medidas emergenciais (arrastão/mutirão), para redução rápida da infestação nos municípios da região.
Cristiane da Silva, da Vigilância Epidemiológica confirma que há um mutirão programado para a 1ª quinzena de janeiro, porém ela salienta que é necessário que os moradores eliminem e/ou reduzam os focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue de seus quintais. O elevado número de larvas do mosquito encontrado no município é preocupante para que se instale uma epidemia em nossa cidade.
Representantes de todas as cidades da regional de Presidente Prudente também marcaram presença.