O técnico Joel Santana está de volta ao futebol carioca. Ele acertou o seu retorno ao comando do Botafogo, após reunião encerrada no final da noite desta segunda-feira com o presidente do clube alvinegro, Maurício Assumpção. Ele já treina a equipe nesta terça-feira. Joel foi campeão carioca pelo Botafogo em 1997.

Joel assume a vaga do técnico Estevam Soares, que não resistiu à goleada por 6 a 0 sofrida diante do Vasco, no Engenhão, e foi demitido pela diretoria do Botafogo no início da noite desta segunda-feira. O próximo jogo do alvinegro será quarta-feira, contra o Tigres.

A reunião entre o técnico e a diretoria do Botafogo ocorreu na casa do empresário Léo Rabello, na Barra da Tijuca, após um primeiro contato por telefone no qual Joel recebeu com satisfação a possibilidade de retornar ao clube alvinegro. Essa será a terceira passagem do técnico pelo Botafogo. Além do título estadual de 1997, ele treinou o alvinegro em 2000. Joel estava desempregado há três meses desde que foi demitido do comando da seleção da África do Sul, no ano passado.

Demissão e perplexidade

Depois de ter sido confirmado pela diretoria, logo após o jogo, e dirigir um treino na manhã desta segunda, Estevam disse que foi pego de surpresa com a demissão:

– Fiquei perplexo. Apesar do resultado horrível, logo após o jogo a gente teve a confirmação de que o trabalho continuaria – declarou Estevam em entrevista à Rádio Globo, lembrando que a diretoria renovou seu contrato após os quatro meses de trabalho em 2009.

Em 30 jogos sob o comando de Estevam Soares, o Botafogo venceu 11 e perdeu outros 11, com oito empates. Além do técnico, também foram demitidos o auxiliar Gerson Sodré e o preparador físico Lino Fachini. Estevam chegou ao clube carioca em agosto de 2009, vindo do Barueri, no início do segundo turno do Campeonato Brasileiro. No alvinegro, lutou até a última rodada para evitar o rebaixamento para a Série B. Mantido pela diretoria, ganhou dois importantes reforços para o ataque, o argentino Herrera e o uruguaio Sebastián El Loco Abreu, mas apenas o primeiro atuou nas três rodadas iniciais do Carioca. Abreu estreou justamente na goleada para o Vasco.

Em 30 jogos, 11 vitórias e 11 derrotas

O Botafogo começou a Taça Guanabara com uma vitória por 3 a 2 sobre o Macaé e grande atuação coletiva, com destaque para Lucio Flavio e Herrera. Na segunda rodada, porém, o time não jogou bem, mas ainda assim conseguiu vencer o Friburguense por 2 a 0. Com a derrota para o Vasco, o Botafogo terminou a terceira rodada na terceira colocação do grupo B, atrás dos vascaínos (nove pontos) e com os mesmos seis pontos do Madureira.

A segunda-feira começou com uma reunião entre jogadores e comissão técnica em General Severiano, sem a presença de dirigentes. Mais tarde, em seu blog, Estevam Soares pediu desculpas à torcida , pouco antes de ser demitido.