O Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Dracena tem registrado um aumento nos atendimentos a pacientes com sintomas de vômito e diarreia. Segundo dados da Saúde do município, no dia 1º de janeiro, 15 pessoas procuraram o PAM apresentando os sintomas, caracterizando quadros de virose.

Geralmente no início do ano as viroses são mais comuns, devido ao clima quente e aos abusos na alimentação com as festas de fim de ano, segundo explica o médico plantonista do PAM, Fernando César Moreno Marinho.

Na quarta-feira, ele atendeu cerca de 60 pessoas com sintomas de virose. O médico informou que isso pode ser causado devido à falta de alimentação adequada, higiene e pouca ingestão de líquido. A orientação é que as pessoas lavem bem as mãos e alimentos, tomem sempre bastante água que deve ser filtrada, mineral ou fervida e tenham uma alimentação saudável com frutas, verduras e carne branca.

Fernando ressalta que os sintomas de virose também são semelhantes aos da dengue, por isso, é importante procurar orientação médica. Normalmente, as viroses tem duração de 3 a 5 dias e o tratamento é sintomático.