A Prefeitura, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Habitação, faz um balanço bastante positivo com relação à abertura e formalização de novas empresas no ano de 2009 no município.
O secretário Carlos Crociolli informa que segundo dados obtidos no posto da Junta Comercial do Estado de São Paulo – JUCESP, subsede de Dracena e no banco de dados da Prefeitura ocorreram 241 registros de novas empresas com diversas atividades econômicas de forma crescente durante o ano 2009. (Veja gráfico).
Dentre esses novos registros, encontram-se 113 empresas comerciais, seis industriais, 95 prestadoras de serviços e 27 prestadoras de serviços/comercial. Incluem nestes registros também, empresas que apenas formalizaram suas atividades e 145 delas efetivaram o cadastro na JUCESP/Dracena.
Dracena tem se destacado muito e alcançou nos últimos anos a condição de principal polo de desenvolvimento da Nova Alta Paulista. Apesar de momentos difíceis da economia global, os índices econômicos do município de Dracena projetam-se cada vez mais inseridos em patamares fortes de desenvolvimento regional.
Outro termômetro econômico de Dracena é o índice positivo apresentado pelo Posto de Atendimento ao Empreendedor – PAE, do Sebrae, que é mantido por uma parceria entre a Prefeitura de Dracena, Fundação Dracenense de Educação e Cultura – Fundec, Sindicato Rural Patronal de Dracena, Associação Comercial e Empresarial – ACE e o Sebrae.
Graças a esta boa relação entre os gestores e ao atendimento do Posto, respeitada marca foi alcançada dentro do Estado de São Paulo, com 4.729 atendimentos representados por um aumento de 53% em relação ao ano anterior, e mais 68 ações divididas em cursos, palestras e oficinas confirmando grande demanda de empreendedores locais.