Mesmo com as atenções voltadas à dengue, os moradores não podem se esquecer de outras doenças graves, como a leishmaniose. No ano passado, a Secretaria Municipal da Saúde registrou nove casos confirmados em humanos e, este ano, um suspeito aguarda resultado de exame. A população deve continuar atenta fazendo a limpeza dos quintais, recolhendo folhas, entulhos e não deixando materiais orgânicos em decomposição.

O Centro de Controle de Zoonoses iniciou mais um inquérito canino no começo deste mês, coletando amostras de sangue dos cachorros da cidade. Na primeira semana de janeiro, 11 cães foram eutanasiados.

Em 2009, 1.012 cães foram mortos sem sofrimento, desses nem todos estavam com leishmaniose, alguns apresentavam velhice e sintomas de outras doenças.

Além dos trabalhos da leishmaniose, o CCZ ainda faz o recolhimento de morcegos encaminhando para análise no Instituto Pasteur de Presidente Prudente. No ano passado, foram recolhidos 108 morcegos e apenas um apresentou resultado positivo para raiva. Também são feitas capturas de animais de rua e apuradas denúncias de maus tratos com os animais.

SERVIÇO: Mais informações no CCZ podem ser obtidas pelo telefone 3822-7570.