O Governo do Estado de São Paulo divulgou ontem que os proprietários de veículos com placas finais 1, 2 e 3 terão novo prazo para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto ou parcelado. A decisão foi tomada pela Secretaria da Fazenda de São Paulo, após os problemas constatados no sistema de pagamento, que prejudicaram quem tentou quitar o tributo na segunda e na terça-feira. Agora, o pagamento poderá ser realizado entre os dias 22 e 26 de janeiro, quando os contribuintes poderão parcelar o valor em três vezes ou quitá-lo à vista com desconto de 3%.
Em Dracena, assim como aconteceu em todo o Estado, os contribuintes tiveram muitos problemas para pagar o imposto. O despachante Edes Troiano, presidente da Adaed – Associação dos Despachantes e Auto Escolas de Dracena destacou que durante todo o dia as dificuldades foram muitas para a utilização do sistema, mas que depois das 14 horas, os problemas foram ainda maiores.
Troiano disse ainda que a maioria dos contribuintes da cidade pagam o imposto de forma parcelada e que muitas pessoas procuraram antecipar o pagamento no início da semana, o que em âmbito estadual também aconteceu, fazendo com que o sistema ficasse sobrecarregado.
O despachante destacou também que com o novo prazo dado pelo Estado as pessoas devem se movimentar para o pagamento apenas a partir do dia 22 de janeiro e que em caso de dúvida, os contribuintes devem procurar um despachante filiado a associação.
Segundo nota divulgada, o problema no pagamento do tributo foi causado pelo excesso de solicitações, no horário bancário, ao sistema da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – a Prodesp, responsável pelos dados relativos ao IPVA paulista. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, Febraban, o sistema oscilou diversas vezes na segunda e terça-feira, chegando até a ficar inacessível por alguns momentos.
O diretor-presidente da Prodesp, Mário Bandeira, em entrevista concedida negou que a situação tenha sido causada por falta de planejamento ou falha na infraestrutura do órgão. Segundo ele, é recomendável que quem ainda não pagou o imposto procure fazê-lo pela internet ou pelos caixas eletrônicos fora do horário bancário, para evitar nova lentidão no sistema. Bandeira afirmou também que não há expectativa de que novos atrasos aconteçam nos próximos dias. Segundo o diretor a empresa tem uma equipe monitorando o sistema 24 horas e fazendo a coordenação com os bancos. Essa estratégia consiste em acumular pagamentos nas instituições bancárias nos horários de pico para serem processados depois pelo Prodesp, quando o sistema estiver menos sobrecarregado.
Ontem, segundo Edes Troiano, o pagamento aconteceu normalmente nas agências bancárias de Dracena.